Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIlírio José Rech; Faculdades Integradas de Rondonópolis-
dc.creatorLeidimar Cândida dos Santos; Faculdades Jorge Amado-
dc.creatorIvone Pereira Vieira; Universidade de Rio Verde-
dc.date2010-01-28-
dc.date.accessioned2014-11-12T18:42:30Z-
dc.date.available2014-11-12T18:42:30Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/585-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1784-
dc.descriptionA interdisciplinaridade aplicada no ensino da contabilidade pode provocar a superação das barreiras existentes entre as disciplinas, suas fronteiras e limitações, modificando o saber tradicional que subdivide as áreas do conhecimento. Uma das formas de interdisciplinaridade pode ser verificada no relacionamento entre as disciplinas que são ministradas em determinado período de ensino. Porém, dependendo da estruturação das grades curriculares esta pode favorecer um maior grau de relacionamento entre as disciplinas proporcionando a interdisciplinaridade. Nesse sentido, este artigo verifica a presença de características interdisciplinares a partir da análise do grau de relacionamento entre as disciplinas das grades curriculares dos Cursos de Graduação em Contabilidade no Brasil oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES). As grades curriculares analisadas são das IES que oferecem o Curso de Graduação e de Mestrado em Contabilidade perfazendo um total de 12 grades. A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória e bibliográfica. O estudo contribui como instrumento para análise da aplicação dos conceitos de interdisciplinaridade nos cursos de Ciências Contábeis do sistema de educação superior no Brasil. A análise revela que as grades das IES apresentam baixo nível de relacionamento não podendo ser classificadas como interdisciplinares. Estas podem ser apenas caracterizadas como multidisciplinares, pluridisciplinares e de disciplinaridade cruzada.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.publisherFaculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ-
dc.rights<p>Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), que cedem, previamente, seus direitos autorais à FACC/UFRJ.</p><p> </p>-
dc.sourceSOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO; Vol. 2, No 2 (2007)-
dc.titleInterdisciplinaridade: Um Estudo das Grades Curriculares dos Cursos de Graduação das Instituições de Ensino Superior que Oferecem Cursos de Graduação e Mestrado em Contabilidade-
dc.typeArtigo Avaliado por Pares-
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.