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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSabrina Nascimento; Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí-
dc.creatorAlexandre Matos Pereira; Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí-
dc.creatorRony Petson Santana Souza; Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP I)-
dc.creatorIrani Rocha; Universidade Regional de Blumenau-
dc.creatorDenise Del Prá Netto Machado; Universidade Regional de Blumenau-
dc.date2011-10-26-
dc.date.accessioned2014-11-12T18:42:37Z-
dc.date.available2014-11-12T18:42:37Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/863-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1831-
dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo analisar os Artefatos Concretos da Cultura Organizacional operacionalizados por Machado (2004) nos Relatórios Anuais e Balanço Social das grandes empresas aéreas brasileiras. A metodologia adotada na consecução do presente estudo teve como base um estudo de múltiplos casos de duas grandes empresas aéreas TAM S/A e GOL Linhas Aéreas Inteligentes S/A escolhidas de forma intencional em detrimento da acessibilidade das informações. Assim, a pesquisa configura-se como descritiva por meio de uma abordagem documental e quantitativa. Realizou-se a análise de conteúdo dos Relatórios Anuais e Balanço Social destas empresas em 2008, por meio da busca das terminologias criadas com base na operacionalizado proposta por Machado (2004), na seqüência realizou-se a verificação da qualidade das informações evidenciadas a partir da categorização criada por Beuren, Boff e Hein (2008) e a mensuração destas informações por meio do modelo apresentado por Beuren et al. (2009). Assim, os achados do estudo revelam que a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S/A apresenta uma maior evidenciação quanto aos Artefatos Concretos na categoria Artefatos Físicos e Verbais. Destaca-se ainda que, é perceptível a preocupação das empresas analisadas quanto aos seus funcionários nos aspectos de treinamento (Artefatos Comportamentais) e remuneração variável (Artefatos Verbais). Neste sentido, torna-se evidente a presença dos Artefatos Concretos da Cultura Organizacional nas grandes empresas áreas brasileiras.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.publisherFaculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ-
dc.rights<p>Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), que cedem, previamente, seus direitos autorais à FACC/UFRJ.</p><p> </p>-
dc.sourceSOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO; Vol. 6, No 1 (2011)-
dc.titlePresença dos Artefatos Concretos da Cultura Organizacional nas Grandes Empresas Áreas Brasileiras-
dc.typeArtigo Avaliado por Pares-
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