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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcos Aguiar de Souza; UFRuralRJ-
dc.creatorLuciano Bispo dos Santos-
dc.date2011-06-06-
dc.date.accessioned2014-11-12T18:42:39Z-
dc.date.available2014-11-12T18:42:39Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/928-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1844-
dc.descriptionO estudo objetivou validar o instrumento The Muncy–Vitell Consumer Ethics Scale (2005) culturalmente para amostras brasileiras. O The Muncy–Vitell Consumer Ethics Scale é composto de 17 itens no formato Likert de 5 pontos avaliando a concordância do indivíduo com as afirmações. Participaram do estudo 419 estudantes do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro. Utilizando a técnica de validação reversa (back translation) e os procedimentos de análise semântica, a primeira versão em português da escala foi considerada adequada para aplicação. A fatorabilidade dos itens foi considerada satisfatória diante dos resultados obtidos: KMO = 0,830 e teste de esfericidade de Bartlett = 848,55; p < 0,001). A análise fatorial exploratória dos principais componentes revelou a existência de dois itens com carga fatorial abaixo de 0,30, que foram abandonados. A análise da consistência interna, com utilização do coeficiente alfa de Cronbach indicou três itens insatisfatórios devido à baixa correlação item-total, sendo também abandonados. O instrumento final com doze itens apresentou adequada consistência interna (0,78) e uma estrutura unifatorial explicando 29,87% da variância com cargas fatoriais variando de 0,445 a 0,673. As correlações item-total variaram de 0,456 a 0,635 com p < 0,001. Esses resultados foram indicativos para a validação da Escala de Consumo Ético para amostras brasileiras.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.publisherFaculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ-
dc.rights<p>Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), que cedem, previamente, seus direitos autorais à FACC/UFRJ.</p><p> </p>-
dc.sourceSOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO; Vol. 5, No 2 (2010)-
dc.titleValidação da Escala de Consumo Ético para Amostras Brasileiras-
dc.typeArtigo Avaliado por Pares-
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