Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1862
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJoão Eduardo Prudêncio Tinoco; Centro Universitário Álvares Penteado-
dc.creatorEduardo Wilson Assêncio; Universidade Católica de Santos-
dc.creatorBelmiro do Nascimento João; PUC-SP-
dc.creatorJosé Alberto Carvalho dos Santos Claro; Universidade Metodista de São Paulo-
dc.date2011-12-02-
dc.date.accessioned2014-11-12T18:42:42Z-
dc.date.available2014-11-12T18:42:42Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/1209-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1862-
dc.descriptionPesquisou-se e avaliou-se neste artigo valores individuais, procedentes de valores humanos e seus desdobramentos no desenvolvimento dos valores coletivos, enfocando sua influência no ambiente empresarial. Relacionou-se os valores com os procedimentos em uma empresa objetivando estabelecer os impactos no seu desempenho econômico. A metodologia consistiu numa pesquisa exploratória e no desenvolvimento de um Estudo de Caso Único. A pesquisa centrou-se em diversos pesquisadores, dentre outros, Rokearch, Inglehart, Schwartz e Tamayo. Empreendeu-se pesquisa de campo, consistindo no uso de dados numéricos, análise observatória de eventos, entrevistas com colaboradores, gestores e acionistas, visando entender os valores presentes nos processos vivenciados. Com base no Inventário de Valores de Schwartz, realizaram-se entrevistas, mediante questionário destinado a identificar os valores predominantes dos vários grupos que constituem a empresa. Os resultados propiciaram identificar uma empresa com predominância de autotranscendência, orientada para valores coletivos que visam o bem-estar do grupo em detrimento das premissas pessoais. Em oposição os indivíduos apresentaram baixa valorização de elementos voltados para a autopromoção. Verificou-se a aplicabilidade do inventário de Schwartz no ambiente empresarial, fornecendo bases para formatação de estratégias voltadas ao desenvolvimento humano, como meio de conquistar adesão dos indivíduos às metas de produtividade e rentabilidade da empresa.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.publisherFaculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ-
dc.rights<p>Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), que cedem, previamente, seus direitos autorais à FACC/UFRJ.</p><p> </p>-
dc.sourceSOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO; Vol. 6, No 2 (2011)-
dc.titleInfluência dos Valores Individuais no Desempenho Empresarial: Um Estudo Usando o Inventário de Valores de Schwartz-
dc.typeArtigo Avaliado por Pares-
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.