Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnderson Queiroz Lemos; Universidade Estadual do Ceará-
dc.creatorMaione Rocha; Universidade Estadual do Ceará-
dc.creatorJoão Paulo da Silva Costa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)-
dc.creatorElias Pereira Lopes Júnior-
dc.date2012-10-30-
dc.date.accessioned2014-11-12T18:42:43Z-
dc.date.available2014-11-12T18:42:43Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/1379-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1872-
dc.descriptionCom a crescente abertura de empresas no Brasil, há uma tendência que surjam novos tipos de mercados e que as empresas se interessem em obter participação neles. A perspectiva é de sua administração de lidar, no tempo, com ambientes e relacionamentos interorganizacionais cada vez mais competitivos e complexos. Com efeito, a hipótese é de que os fatores intermediários ao desenvolvimento empresarial são determinantes para provocar sua competição pelas oportunidades de futuro. Nesse contexto, procurou-se alcançar dois objetivos: 1) identificar o atual nível de gestão adotado por empresas de confecção de pequeno porte; 2) analisar a perspectiva de geração de vantagem competitiva dessas empresas. Com base na topologia explicativa formada pelas dimensões do ambiente interno e competitividade, desenvolveu-se um estudo com dados coletados junto a 81 empresas de confecção de Fortaleza e Região Metropolitana. Optou-se por uma análise descritiva da atual posição competitiva dessas empresas utilizando estatística descritiva. Os resultados indicam que as áreas funcionais com mais atividades praticadas foram as de Vendas e Marketing e Finanças e Custos, enquanto as áreas estratégicas e a inovação obtiveram baixos níveis de práticas realizadas. A pesquisa soma-se a outras para ampliar o entendimento sobre predição do nível de competição pelo futuro de empresas nacionais.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.publisherFaculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ-
dc.rights<p>Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), que cedem, previamente, seus direitos autorais à FACC/UFRJ.</p><p> </p>-
dc.sourceSOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO; Vol. 6, No 3 (2011): Edição Especial-
dc.titleGerenciando os Caminhos para Mudança: um Estudo sobre o Ambiente Interno de Confecções Cearenses-
dc.typeArtigo Avaliado por Pares-
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.