Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1900
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVinícius Costa da Silva Zonatto; FURB-
dc.creatorLara Fabiana Dallabona; FURB-
dc.creatorGeovanne Dias de Moura; FURB-
dc.creatorMaria José Carvalho de Souza Domingues; FURB-
dc.creatorRita Buzzi Rausch; FURB-
dc.date2013-06-30-
dc.date.accessioned2014-11-12T18:42:49Z-
dc.date.available2014-11-12T18:42:49Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/1642-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1900-
dc.descriptionA universidade é o local no qual se produz e dissemina o conhecimento. A teoria do capital humano fundamenta-se no conceito de que a aquisição de mais conhecimentos e habilidades aumenta o valor do capital humano das pessoas. Neste contexto, o estudo objetiva avaliar a relação entre a qualificação docente e o desempenho acadêmico de cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades da região sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva, desenvolvida por meio de abordagem documental, com análise quantitativa dos dados. A amostra da pesquisa compreendeu 83 cursos de universidades públicas e privadas, que realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) em 2009. De maneira geral, observa-se que as universidades possuem neste curso, em média, 55% dos professores com a titulação de mestre e 10% com titulação de doutor. Os resultados encontrados mostram que as universidades com maiores proporções de docentes com formação em nível stricto sensu obtiveram melhores conceitos nesta avaliação. A análise da força da relação existente entre o desempenho acadêmico das Universidades no ENADE e a proporção total de docentes com a titulação em nível de mestrado ou doutorado, apresentou correlação positiva e estatisticamente significativa. Tais evidências sugerem a confirmação da relação observada neste estudo. Os achados da pesquisa, convergentes com a abordagem da teoria do capital humano, sugerem que pode ser conveniente para as instituições de ensino a realização de investimentos em qualificação profissional, bem como para os docentes interessados em se qualificar. Desta forma conclui-se que a formação profissional em nível stricto sensu contribui para o desenvolvimento e a acumulação de capital humano, o que gera benefícios a instituições, docentes e acadêmicos.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.publisherFaculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ-
dc.rights<p>Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), que cedem, previamente, seus direitos autorais à FACC/UFRJ.</p><p> </p>-
dc.sourceSOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO; Vol. 8, No 1 (2013)-
dc.titleEvidências da Relação entre Qualificação Docente e Desempenho Acadêmico: uma análise à luz da Teoria do Capital Humano-
dc.typeArtigo Avaliado por Pares-
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