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http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1900
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Vinícius Costa da Silva Zonatto; FURB | - |
dc.creator | Lara Fabiana Dallabona; FURB | - |
dc.creator | Geovanne Dias de Moura; FURB | - |
dc.creator | Maria José Carvalho de Souza Domingues; FURB | - |
dc.creator | Rita Buzzi Rausch; FURB | - |
dc.date | 2013-06-30 | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-12T18:42:49Z | - |
dc.date.available | 2014-11-12T18:42:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-12 | - |
dc.identifier | http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/1642 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1900 | - |
dc.description | A universidade é o local no qual se produz e dissemina o conhecimento. A teoria do capital humano fundamenta-se no conceito de que a aquisição de mais conhecimentos e habilidades aumenta o valor do capital humano das pessoas. Neste contexto, o estudo objetiva avaliar a relação entre a qualificação docente e o desempenho acadêmico de cursos de graduação em Ciências Contábeis das universidades da região sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa descritiva, desenvolvida por meio de abordagem documental, com análise quantitativa dos dados. A amostra da pesquisa compreendeu 83 cursos de universidades públicas e privadas, que realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) em 2009. De maneira geral, observa-se que as universidades possuem neste curso, em média, 55% dos professores com a titulação de mestre e 10% com titulação de doutor. Os resultados encontrados mostram que as universidades com maiores proporções de docentes com formação em nível stricto sensu obtiveram melhores conceitos nesta avaliação. A análise da força da relação existente entre o desempenho acadêmico das Universidades no ENADE e a proporção total de docentes com a titulação em nível de mestrado ou doutorado, apresentou correlação positiva e estatisticamente significativa. Tais evidências sugerem a confirmação da relação observada neste estudo. Os achados da pesquisa, convergentes com a abordagem da teoria do capital humano, sugerem que pode ser conveniente para as instituições de ensino a realização de investimentos em qualificação profissional, bem como para os docentes interessados em se qualificar. Desta forma conclui-se que a formação profissional em nível stricto sensu contribui para o desenvolvimento e a acumulação de capital humano, o que gera benefícios a instituições, docentes e acadêmicos. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.language | pt | - |
dc.publisher | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ | - |
dc.rights | <p>Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), que cedem, previamente, seus direitos autorais à FACC/UFRJ.</p><p> </p> | - |
dc.source | SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO; Vol. 8, No 1 (2013) | - |
dc.title | Evidências da Relação entre Qualificação Docente e Desempenho Acadêmico: uma análise à luz da Teoria do Capital Humano | - |
dc.type | Artigo Avaliado por Pares | - |
Aparece nas coleções: | Artigos - Atena |
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