Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1919
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJoão Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento; FUCAPE-
dc.creatorValcemiro Nossa; FUCAPE-
dc.creatorMoisés Balassiano; FUCAPE-
dc.date2014-01-26-
dc.date.accessioned2014-11-12T18:42:52Z-
dc.date.available2014-11-12T18:42:52Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/1937-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1919-
dc.descriptionO analfabetismo funcional compreende cidadãos com limitada capacidade de leitura, escrita e cálculos inerentes à vida social e profissional, mas que tiveram acesso ao sistema de educação formal. Considerando o atual cenário de julgamento da essência sobre a forma advindo da convergência às International Financial Reporting Standards (IFRS), o presente estudo se propôs a investigar se o analfabetismo funcional é um fenômeno relevante utilizando uma amostra de alunos concluintes de um curso de graduação em Ciências Contábeis. Por meio da utilização de questionário composto de questões oriundas da National Assessment of Adult Literacy – NAAL, em 1993, foi desenvolvido um modelo que utiliza o Escore Verdadeiro da Teoria de Resposta ao Item como variável dependente aplicando as técnicas de Análise de Cluster e Regressão Logística. Como resultado, observou-se que o analfabetismo funcional é relevante em alunos concluintes do curso de Graduação, dado que 40% da amostra apresentaram evidências do fenômeno. Os graduandos apresentaram um percentual de acerto médio global de, aproximadamente, 45% em questões que captavam habilidades em documentos, habilidades quantitativas e habilidades em prosa. Esses itens deficitários avaliavam a capacidade de aplicar novas informações para realizar inferências, a capacidade de tomada de decisão e, por fim, a capacidade quantitativa e computacional. Diante desses resultados, pode-se concluir que o analfabetismo funcional impacta negativamente o aprendizado e, no segundo momento quando os alunos estiverem no mercado de trabalho, deteriorando a qualidade da informação gerada.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.publisherFaculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ-
dc.rights<p>Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), que cedem, previamente, seus direitos autorais à FACC/UFRJ.</p><p> </p>-
dc.sourceSOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO; Vol. 8, No 3 (2013)-
dc.titleO Analfabetismo Funcional e a Contabilidade: Um Estudo Exploratório com Alunos Concluintes da Graduação das Instituições de Ensino Superior do Estado do Espírito Santo-
dc.typeArtigo Avaliado por Pares-
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