Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHelio Macedo Neto; UFC-
dc.creatorAlessandra Carvalho de Vasconcelos; UFCE-
dc.creatorMárcia Martins Mendes De Luca; UFCE-
dc.creatorHugo Santana de Figueirêdo Junior; UFCE-
dc.date2014-07-21-
dc.date.accessioned2014-11-12T18:42:55Z-
dc.date.available2014-11-12T18:42:55Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/2078-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1933-
dc.descriptionÀ medida que cresce a demanda de recursos no mercado de capitais nacional, surge a necessidade das empresas em publicarem estimativas de resultados para manterem ou atraírem novos investidores. O guidance, publicação de resultados futuros, surge neste cenário como resposta a este movimento. Nessa perspectiva, a pesquisa investiga prováveis fatores incentivadores da publicação de guidance pelas empresas do Ibovespa, analisando o atendimento ao Pronunciamento 04/2008, do CODIM. A investigação abrangeu fatores relacionados ao ambiente institucional (segmento de listagem na BM&FBovespa e listagem de ações em bolsas estrangeiras) e a três grupos de interesse (fornecedores, empregados e investidores). De natureza qualitativa, a pesquisa exploratória utilizou a técnica análise de conteúdo. Após a análise dos Formulários de Referência das 62 empresas, foi possível constatar a publicação de guidances em 2010 por 26 delas, ou seja, 41,9% da carteira teórica do Ibovespa. Os resultados indicam que os fatores analisados foram considerados incentivadores da evidenciação de perspectivas de resultados futuros, conforme apregoado pela Teoria Institucional e pela Teoria dos Stakeholders. Esses resultados sugerem que as empresas pesquisadas fornecem informações sobre estimativas futuras para manter ou garantir sua legitimidade no mercado e perante seus stakeholders. Contudo, a análise de conteúdo revelou que os guidances publicados pelas empresas não atendem de forma satisfatória ao Pronunciamento 04/2008.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.publisherFaculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ-
dc.rights<p>Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), que cedem, previamente, seus direitos autorais à FACC/UFRJ.</p><p> </p>-
dc.sourceSOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO; Vol. 9, No 1 (2014)-
dc.titleFatores Incentivadores da Publicação de Guidance pelas Empresas do Ibovespa e sua Conformidade com o Pronunciamento de Orientação N° 04/2008 do CODIM-
dc.typeArtigo Avaliado por Pares-
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.