Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAneide Oliveira Araujo; Universidade Federal da Paraíba-
dc.creatorValdério Freire de Moraes Júnior; UFPB-
dc.date2012-06-11-
dc.date.accessioned2014-11-12T18:43:22Z-
dc.date.available2014-11-12T18:43:22Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/Ambiente/article/view/1267-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/1978-
dc.descriptionO profissional de Contabilidade necessita lidar tanto com a pluralidade quanto com a singularidade de fatos, para os quais não existem roteiros claros e consistentes que o possam guiar a uma solução bem sucedida. Para tanto, torna-se relevante desenvolver nos profissionais dessa área, quando em processo de formação, uma atitude reflexiva a respeito dos eventos a sua volta e não apenas a reprodução de conhecimentos reunidos em compêndios e manuais de procedimentos. O presente estudo teve como propósito analisar a utilização da técnica do portfólio no ensino e avaliação da aprendizagem em uma disciplina do curso de ciências contábeis, tendo como pressuposto que essa técnica contribui para essa formação reflexiva. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, foram utilizadas a pesquisa-ação por meio da observação participante, questionários, como também da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o portfólio foi capaz de promover a mobilização do estudante em busca da própria aprendizagem, bem como o desenvolvimento de uma consciência crítica a respeito do seu rendimento escolar. Embora os resultados não sejam conclusivos em termos da eficácia da aprendizagem, eles oferecem a oportunidade de discussão de mais uma alternativa no processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Portfólio. Contabilidade. ABSTRACT The accounting professional need to deal with both the plurality and the uniqueness of events, for which there are no clear and consistent routes that can lead to a successful solution. To this end, it becomes important to develop professionals in this area, when in process of formation, a reflective about the events around them and not just the reproduction of knowledge gathered in textbooks and procedure manuals. This study aimed to analyze the use of the technique of portfolio assessment in teaching and learning in a course in the accounting sciences, with the assumption that this technique contributes to this reflexive formation. To this end, besides the literature were used action research through participant observation, questionnaires, as well as the technique of content analysis. The results showed that the portfolio was able to promote the mobilization of the student in search of their own learning as well as the development of a critical consciousness about their school performance. Although the results are not conclusive in terms of learning effectiveness, they offer the opportunity to discuss an alternative teaching-learning process. Keywords:  School. Apprentice. Portfólio. Accountant.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.publisherREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.publisherREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.publisherREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.rights<p class="MsoNormal">The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.</p>-
dc.rightsLos derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.-
dc.rights<p><span style="color: #111111; text-align: justify;">Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao</span><span style="color: #111111; text-align: justify;"> </span><strong style="color: #111111; text-align: justify;">Departamento de Ciências Contábeis da UFRN</strong><span style="color: #111111; text-align: justify;">, para fins de divulgação científica na</span><span style="color: #111111; text-align: justify;"> </span><strong style="color: #111111; text-align: justify;">Revista Ambiente Contábil</strong><span style="color: #111111; text-align: justify;">.</span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- O(s) autor(es) d</span>eclaram que o artigo não possui conflitos de interesse.</p>-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; Vol. 4, No 1 (2012): Jan./Jun.; 36-50-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; Vol. 4, No 1 (2012): Jan./Jun.; 36-50-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; Vol. 4, No 1 (2012): Jan./Jun.; 36-50-
dc.titleAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO PORTFÓLIO EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.-
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.