Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaria Aparecida do Nascimento Cavalcanti; Unb/UFPB/UFRN-
dc.creatorHelem Mara Confessor Ferreira; Unb/UFPB/UFRN-
dc.creatorAneide Oliveira Araujo; UFRN-
dc.date2013-02-18-
dc.date.accessioned2014-11-12T18:43:28Z-
dc.date.available2014-11-12T18:43:28Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/Ambiente/article/view/1456-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2002-
dc.descriptionA Gestão Estratégica de Custos auxilia os gestores no processo de redução de custos e, simultaneamente, no fortalecimento da sua posição estratégica. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo investigar a integração existente entre o posicionamento estratégico e a gestão de custos de uma empresa beneficiadora de aço inox. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, através de um estudo de caso, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista não-estruturada e pesquisa documental . Observou-se que seu posicionamento estratégico está orientado para a estratégia de diferenciação, e que no primeiro estágio da cadeia de valor, a seleção dos fornecedores, já começa o processo de agregação de valor da empresa, que garante a qualidade aos seus produtos. Verificou-se que fatores como ociosidade da produção e investimentos em inovação tecnológica não são considerados pela administração na determinação de seus direcionadores de custos. Conclui-se que, o sistema de custeio utilizado pela empresa é ineficiente comprometendo a implementação de uma gestão estratégica baseada em informações de custos que lhe proporcione uma vantagem competitiva. E, para que seja implantada a GEC, a empresa deve, em princípio, conhecer a sua cadeia de valor, em especial seus direcionadores de custos, adotando um sistema de custeio capaz de mensurá-los. Palavras-chave: Gestão Estratégica de Custos. Posicionamento Estratégico. Direcionadores. -
dc.description  The Strategic Cost Management helps managers in the process of reducing costs, while simultaneously strengthening its strategic position. From this perspective, this study aims to investigate the integration between the strategic positioning and cost management of a stainless steel processing company. To this end, we carried out an exploratory research through a case study, using data collection technique to non-structured interviews and documentary research. It was observed that strategic positioning is oriented differentiation strategy, and that the first stage of the value chain, the selection of suppliers, has begun the process of adding value of the company, which guarantees the quality of their products. It was found that factors such as idleness of production and investments in technological innovation are not considered by management to determine its cost drivers. It is concluded that the costing system used by the company is committing to inefficient implementation of a strategic management based on cost information that gives you a competitive advantage. And, to be deployed GEC, the company should, in principle, know your value chain, particularly its cost drivers, adopting a costing system able to measure them.   Keywords: Strategic cost management. Strategic positioning. Drivers.-
dc.descriptionLa Gestión Estratégica de Costos ayuda a los administradores en el proceso de reducción de costes y al mismo tiempo fortalecer su posición estratégica. Desde esta perspectiva, el presente estudio tiene como objetivo investigar la integración entre el posicionamiento estratégico y los costos de administración de un acero inoxidable Beneficiadora. Por lo tanto, se realizó una investigación exploratoria a través de un estudio de caso, utilizando como técnica de recolección de datos en entrevistas no estructuradas y la investigación documental. Se observó que el posicionamiento estratégico es la estrategia de diferenciación orientada, y que la primera etapa de la cadena de valor, la selección de proveedores, ahora comienza el proceso de adición de valor de la compañía, lo que garantiza la calidad de sus productos. Se encontró que factores como la inactividad de la producción y la inversión en innovación tecnológica no son considerados por la gerencia en la determinación de sus parámetros de costes. Se concluye que el sistema de costeo utilizado por la empresa se ​​compromete a la aplicación ineficaz de gestión estratégica basado en la información de costos que le da una ventaja competitiva. Y, para ser desplegados en GEC, la empresa debería, en principio, conocer su cadena de valor, en particular a sus conductores de costos, la adopción de un sistema de costos capaz de medirlos. Palabras clave: Gestión Estratégica de Costos. Posicionamiento Estratégico. Conductores.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.publisherREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.publisherREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.publisherREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.relationhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/Ambiente/article/download/1456/2906-
dc.rights<p class="MsoNormal">The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.</p>-
dc.rightsLos derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.-
dc.rights<p><span style="color: #111111; text-align: justify;">Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao</span><span style="color: #111111; text-align: justify;"> </span><strong style="color: #111111; text-align: justify;">Departamento de Ciências Contábeis da UFRN</strong><span style="color: #111111; text-align: justify;">, para fins de divulgação científica na</span><span style="color: #111111; text-align: justify;"> </span><strong style="color: #111111; text-align: justify;">Revista Ambiente Contábil</strong><span style="color: #111111; text-align: justify;">.</span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- O(s) autor(es) d</span>eclaram que o artigo não possui conflitos de interesse.</p>-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; Vol. 5, No 1 (2013): Jan./Jun.; 75-92-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; Vol. 5, No 1 (2013): Jan./Jun.; 75-92-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; Vol. 5, No 1 (2013): Jan./Jun.; 75-92-
dc.titleANÁLISE DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE BENEFICIAMENTO DE AÇO INOXIDÁVEL-
dc.titleANALYSIS OF STRATEGIC POSITIONING FOR IMPLEMENTATION OF THE STRATEGIC MANAGEMENT OF COSTS: A CASE STUDY IN A COMPANY SECTOR IMPROVEMENT OF STAINLESS STEEL-
dc.titleANÁLISIS DE POSICIONAMIENTO ESTRATÉGICO PARA LA APLICACIÓN DE LA GESTIÓN ESTRATÉGICA DE COSTOS: UN ESTUDIO DE CASO EN UNA EMPRESA DEL SECTOR DE MEJORA DE ACERO INOXIDABLE-
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.