Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJoão Matheus França Bezerra; Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA-
dc.creatorRodrigo José Guerra Leone; Universidade Potiguar - UnP-
dc.date2013-09-30-
dc.date.accessioned2014-11-12T18:43:32Z-
dc.date.available2014-11-12T18:43:32Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/Ambiente/article/view/1788-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2019-
dc.descriptionThis study examined the effect of anchoring on estimates prices for basic food products. Therefore, we carried out a survey of customers of supermarkets, which were raised in the variables estimated for each product, the estimated degree of trust and the level of essentiality of each item. We conducted a multiple correlation analysis to evaluate the relationship between these three variables. It was observed that for the Low Anchor group, there is a strong positive correlation between the index and the anchor confidence level of the estimate. For the group Anchor High, the correlation coefficients demonstrate a strong relationship between negative and confidence in the estimate and the anchoring effect. It was found that for the two experimental groups, there is a significant correlation between the index and anchor perceived essentiality. The survey data confirm that the estimates may be influenced by individual values anchors, given the judge's confidence and perceived essentiality with respect to the product evaluated. The search facility enables a better understanding of the proper understanding about the decision heuristics, may favor the minimization of probable lapses of judgment and evaluation, strengthening the prospect of neutralizing possible biases inherent in the decision process.   Keywords: Decision-making process. Consumer relationship. Anchoring effect.-
dc.descriptionEste estudio examinó el efecto de anclaje en los precios estimados para los productos alimenticios básicos. Por lo tanto, se realizó una encuesta a los clientes de los supermercados, que se plantearon en las variables estimadas para cada producto, el grado estimado de la confianza y el grado de esencialidad de cada elemento. Se realizó un análisis de correlación para evaluar la relación entre estas tres variables. Se observó que para el grupo de anclaje bajo, hay una fuerte correlación positiva entre el índice y el nivel de confianza de la estimación de anclaje. Para el grupo de alta Anchor, los coeficientes de correlación demuestran una fuerte relación entre la confianza y negativo en la estimación y el efecto de anclaje. Se encontró que para los dos grupos experimentales, existe una correlación significativa entre el índice y la esencialidad de anclaje percibido. Los datos de la encuesta confirman que las estimaciones pueden estar influidos por las anclas de los valores individuales, teniendo en cuenta la confianza del juez y la percepción con respecto a la esencialidad del producto evaluado. La herramienta de búsqueda permite una mejor comprensión de la correcta comprensión de las heurísticas de decisión, pueden favorecer la minimización de los posibles fallos de juicio y evaluación, el fortalecimiento de la perspectiva de neutralizar los posibles sesgos inherentes al proceso de decisión.   Palabras clave: Toma de decisiones. Consumidor relación. Anclaje Efecto.-
dc.descriptionEste  estudo  analisou  o efeito  ancoragem  em estimativas de preços para produtos da cesta básica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com clientes de supermercados, na qual foram levantadas as variáveis valor estimado para cada produto, grau de confiança da estimativa e o nível de essencialidade de cada item.  Foi feita uma análise de correlação múltipla para avaliar a relação entre essas três variáveis.  Observou-se que  para o  grupo  Âncora  Baixa, existe uma forte correlação positiva entre o índice de ancoragem e o nível de confiança da estimativ a. Já para o grupo  Âncora Alta, os  coeficientes de correlação,  demonstram  uma relação  forte  e negativa entre a confiança na estimativa e o efeito ancoragem.  Verificou-se que para os dois grupos experimentais, não há uma correlação significativa entre o índice de ancoragem e a essencialidade percebida.  Os  dados da pesquisa confirmam que o valor das estimativas individuais podem ser influenciadas por valores âncoras, dada a confiança do julgador e a essencialidade percebida em relação ao produto avaliado.  A pesquisa possibilita a academia, uma melhor compreensão de que o adequado entendimento a respeito das heurísticas de decisão, pode favorecer a minimização de prováveis lapsos de julgamento e avaliação, fortalecendo a perspectiva de neutralizar possíveis vieses inerentes ao processo decisório.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.publisherREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.publisherREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.publisherREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.relationhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/Ambiente/article/download/1788/3886-
dc.rights<p class="MsoNormal">The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.</p>-
dc.rightsLos derechos de autor de los artículos publicados en esta revista son del autor, y los derechos de primera publicación son de la revista. Por aparecer en esta revista de acceso público los artículos son de uso gratuito, con atribuciones específicas, en aplicaciones educativas y no comerciales. La revista permitirá el uso de trabajos publicados con fines no comerciales, incluso el derecho a enviar el trabajo a bases de datos de acceso público.-
dc.rights<p><span style="color: #111111; text-align: justify;">Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao</span><span style="color: #111111; text-align: justify;"> </span><strong style="color: #111111; text-align: justify;">Departamento de Ciências Contábeis da UFRN</strong><span style="color: #111111; text-align: justify;">, para fins de divulgação científica na</span><span style="color: #111111; text-align: justify;"> </span><strong style="color: #111111; text-align: justify;">Revista Ambiente Contábil</strong><span style="color: #111111; text-align: justify;">.</span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;</span></p> <p style="margin: 0cm 0cm 0.0001pt; text-align: justify; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;"><span style="color: #111111;">- O(s) autor(es) d</span>eclaram que o artigo não possui conflitos de interesse.</p>-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; Vol. 5, No 2 (2013): Jul./Dez.; 68-85-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; Vol. 5, No 2 (2013): Jul./Dez.; 68-85-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; Vol. 5, No 2 (2013): Jul./Dez.; 68-85-
dc.titleANCHORAGE EFFECT AND CONSUMER RELATIONS: A STUDY OF THE BASIC PRODUCTS-
dc.titleANCLAJE RELACIONES DE EFECTOS Y CONSUMIDORES: UN ESTUDIO DE LOS PRODUCTOS BÁSICOS-
dc.titleEFEITO ANCORAGEM E RELAÇÕES DE CONSUMO: UM ESTUDO COM PRODUTOS DA CESTA BÁSICA-
Aparece nas coleções:Artigos - Atena

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.