Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2081
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJosé Santos Dal Bem Pires-
dc.creatorPaulo Moreira da Rosa-
dc.creatorAlmir Teles da Silva-
dc.date2013-09-28-
dc.date.accessioned2014-11-12T18:43:51Z-
dc.date.available2014-11-12T18:43:51Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ASAA/article/view/1768-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2081-
dc.descriptionEste trabalho resultou de uma reflexão acerca de um conjunto de questões relacionadas a um dos principais instrumentos de planejamento e de controle dos recursos colocados à disposição das universidades públicas brasileiras: o orçamento. Tem como objetivo geral contribuir com o processo de planejamento e controle orçamentário das instituições públicas de ensino superior construindo um modelo alternativo de alocação de recursos orçamentários às unidades departamentais. Na fundamentação teórica abordou-se a dimensão da autonomia de gestão financeira, os aspectos gerais do orçamento de universidades e diversos modelos de distribuição dos recursos orçamentários adotados por universidades públicas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa exploratória de ordem descritiva e com tratamento dos dados de forma qualitativa. A concepção do modelo proposto se fundamenta na alocação dos recursos do orçamento entre as unidades departamentais, tendo como ponto de referência o desempenho acadêmico, trabalhando com variáveis de ordem quantitativas e qualitativas. Os resultados revelam que o modelo construído traz no seu bojo elementos inovadores em relação aos modelos atuais, ao incorporar a transparência, a descentralização e a co-responsabilidade, para evitar o arbítrio e a improvisação. Implementa indicadores de gargalos e de eficácia de gestão orçamentária. O modelo formatado diminui a distância entre as unidades “ricas” e “pobres”, visando minimizar os efeitos desagregadores que possam surgir no futuro. Tem por filosofia tratar de forma desigual os desiguais. Acredita-se que o modelo faz com que o orçamento deixe de ser tão-somente um documento para cumprimento das exigências legais e passe a ser um instrumento de gestão.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.publisherASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting; Vol. 3, No 2 (2010); 239-270-
dc.titleUm modelo de alocação de recursos orçamentários baseado em desempenho acadêmico para universidades públicas-
dc.typeArtigo Avaliado por Pares-
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