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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMárcia Martins Mendes De Luca-
dc.creatorEdgard Bruno Cornachione Junior-
dc.creatorJacqueline Veneroso Alves da Cunha-
dc.creatorErnani Ott-
dc.date2013-11-18-
dc.date.accessioned2014-11-12T18:44:06Z-
dc.date.available2014-11-12T18:44:06Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifierhttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ASAA/article/view/1833-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2103-
dc.descriptionA literatura sobre os estereótipos aponta a questão do gênero como a mais importante. Este estudo se baseia na vertente de uma das três variáveis da teoria do sexismo, o estereótipo, e tem como objetivo geral investigar a existência de alinhamento entre gênero e modelos de sucesso profissional na percepção de graduandos em Ciências Contábeis no Brasil. Trata-se de pesquisa exploratório-quantitativa, adotando-se o foto-questionário, respondido por 768 graduandos: para cada modelo profissional descrito, foram apresentadas duas fotografias, sendo uma de cada gênero. Fez-se uso de testes estatísticos para comprovar a existência de alinhamento entre cada gênero e modelos específicos de sucesso profissional, num cenário envolvendo experiência profissional no mercado de trabalho junto a entidades organizacionais, e na área acadêmica, compreendendo as atividades de ensino e de pesquisa. A maioria dos alunos pesquisados, de ambos os gêneros, identificou a atuação no mercado de trabalho junto a entidades organizacionais como modelo de sucesso. A maior parte também apontou a atuação na área de ensino como o modelo profissional menos atraente. Os resultados revelaram um alinhamento entre gênero e modelos de sucesso profissional, pois homens e mulheres, em sua maioria, indicaram modelos de sucesso do próprio gênero. Na referência cruzada dos dados, o percentual de mulheres que associaram figuras masculinas a modelos de sucesso foi superior ao de homens que associaram mulheres a modelos de sucesso. Concluiu-se que o sucesso é atribuído de forma mais significativa aos homens, pois homens e mulheres associaram modelos de sucesso ao gênero masculino, confirmando-se a escolha de modelos pela influência dos estereótipos, preconizada na teoria do sexismo.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.publisherASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting; Vol. 4, No 2 (2011); 263-284-
dc.titleASSOCIAÇÃO DE MODELOS DE SUCESSO PROFISSIONAL E GÊNERO ENTRE GRADUANDOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS-
dc.typeArtigo Avaliado por Pares-
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