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Título: Gestão Estratégica de Custos nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v14n41p61-73
Strategic cost management in accounting undergraduate courses of higher education institutions from Santa Catarina
Palavras-chave: Gestão estratégica de custos; Ensino de contabilidade; Instituições de ensino superior.
Strategic cost management; Accounting teaching; Higher education institutions.
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: Por meio de um estudo do tipo levantamento, com amostragem por acessibilidade, a presente pesquisa tem por objetivo evidenciar os conteúdos relacionados à Gestão Estratégica de Custos (GEC), descritos nos planos de ensino, dos cursos de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Santa Catarina. Para tal, utiliza-se como base a categorização dos termos da GEC, proposta por Wrubel et al. (2011), em que se analisam 88 planos de ensino de disciplinas relacionadas a custos, cujos dados são estatisticamente descritos e analisados por meio de Clusters. Os resultados demonstram que a categoria ABC/ABM é a mais evidenciada, tanto no total das IES, com 38,89%, como em cada um dos Clusters: Universidades (41,67%); Centros Universitários e Faculdades (43,75%); e IES que oferecem mestrado em Contabilidade (21,43%). Esse resultado não converge com o de pesquisas aplicadas em ambientes empresariais, nos quais a utilização do ABC/ABM é pouco evidenciada. Considerando-se o total dos conteúdos, as IES que oferecem mestrado em Contabilidade são as que mais evidenciam a GEC (7,29%) e os Centros Universitários e Faculdades são os que apresentam menor evidenciação (3,64%). Outra constatação é que 35 categorias nas Universidades, e 12 nos Centros Universitários e Faculdades são evidenciadas, sem, contudo, estarem contextualizadas na GEC. Além disso, a análise da Cadeia de Valor é o tema-chave mais evidenciado. Por fim, verifica-se que as categorias da GEC são mais evidenciadas nas fases intermediárias e finais dos cursos de Ciências Contábeis.
Through a survey study with sample accessibility, this study aims at revealing the contents related to Strategic Cost Management (SCM), described in the syllabuses of undergraduate courses in Accounting from Higher Education Institutions (HEIs) in Santa Catarina. Thus, it uses as its base the SCM classification of the terms proposed by Wrubel et al. (2011), in which 88 syllabuses related to costs are analyzed, whose data are described and statistically analyzed through clusters. The results show that the ABC / ABM category is more evident, in all the HEIs, with 38.89%, as well as in each of the clusters: Universities (41.67%); Colleges (43.75%); and the HEIs that offer master's degree in Accounting (21.43%). This result does not converge to the applied research in business environments in which the use of the ABC / ABM category is hardly observed. Considering the total amount of contents, the HEIs that offer master's degree in accounting are the most evident in SCM (7.29%) and the Colleges are the ones that have lower disclosure (3.64%). Another finding is that 35 categories in the universities and 12 at the Colleges are evident even though they are not contextualized in the SCM. Furthermore, the analysis of the Value Chain is the most evident key-theme. Finally, it is identified that the SCM categories are more evident in the intermediate and final semesters in Accounting undergraduate courses.
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2123
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