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http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2564
Título: | Ranking of academic graduate programs in Brazil in the period 2010-2012 - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n46p74-87 Ranking dos programas de pós-graduação acadêmicos em contabilidade no Brasil, no triênio 2010-2012 - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n46p74-87 |
Autor(es): | CAPES |
Palavras-chave: | Graduate programs; Accounting; Research production; Scientific journals. Ciências Sociais Aplicadas; Contabilidade Pós-graduação; Contabilidade; Produção bibliográfica; Periódicos científicos |
Editora / Evento / Instituição: | Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina |
Descrição: | Este artigo tem como objetivo analisar o desempenho dos programas de pós-graduação em Contabilidade no Brasil, no triênio 2010-2012, com base na produção bibliográfica veiculada em periódicos científicos. Para isso, foram analisados cinco indicadores: pontuação total por programa de pós-graduação; pontuação média por professor; coeficiente de variação da produção; percentual de professores produtivos e nível de inserção internacional. A amostra desta pesquisa é composta apenas dos programas de pós-graduação acadêmicos. Os dados acerca da produção bibliográfica dos programas e dos docentes foram obtidos a partir da avaliação trienal da Capes de 2013, bem como da análise do curriculum lattes dos docentes vinculados aos programas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que: (i) no quesito pontuação total, as instituições que obtiveram melhor desempenho foram FURB, USP e UFSC; (ii) no que diz respeito à inserção internacional, as instituições que apresentaram melhor desempenho foram USP, Fucape e UFSC; (iii) os programas com as maiores pontuações médias por docente foram UFSC, FURB e UFES; (iv) no que diz respeito à dispersão da produção dos docentes (coeficiente de variação), as instituições com melhor desempenho foram FUCAPE, UnB e USP e (v) FURB, UFSC, UnB e FUCAPE apresentaram a maior proporção de docentes considerados produtivos no triênio. This article aims to analyze the performance of Brazilian accounting graduate programs in the 2010-2012 period based on the bibliographic production published in scientific journals. For these, five indicators were analyzed: the total score of the graduate program, the average score per professor, the variation coefficient of scientific production, the percentage of productive professors and the international integration level. Our sample is composed of only academic graduate programs. In this sense, the professional programs were not analyzed due to their different objectives. The data about the bibliographic production of programs and professors were obtained from the three-year Capes evaluation of 2013 and from the analysis of the Lattes curriculum of professors. Our results showed that: (i) in the total score item, the institutions that performed better were FURB, USP and UFSC; (ii) with regard to international integration, the institutions that performed better were USP, FUCAPE and UFSC; (iii) programs with the highest average scores for professors are UFSC, FURB and UFES, (iv) regarding the dispersion of the production of professors (coefficient of variation), the institutions with better performance were FUCAPE, UNB and USP and (v) FURB, UFSC, UNB and FUCAPE had the highest proportion of professors who were considered productive in the three-year Capes evaluation. |
Outros identificadores: | http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2204 |
Aparece nas coleções: | Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC) |
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