Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2618
Título: Fatores determinantes na escolha do sistema de custos para dar suporte ao processo de gestão: um estudo nas grandes empresas de Santa Catarina - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v3n9p9-30
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: O artigo analisa os fatores determinantes na escolha do sistema de custos nas grandes empresas de Santa Catarina, para dar suporte ao processo de gestão empresarial. A pesquisa foi realizada em 17 grandes empresas de Santa Catarina, de diversos ramos de atividade. Foram levantados os sistemas de custos utilizados, o tempo de utilização do atual sistema, a extensão de implantação, a integração entre este sistema e outros sistemas operacionais. Também buscou-se informações sobre os fatores determinantes na escolha do sistema de custos implementado nas empresas pesquisadas, as dúvidas e como estas foram superadas, bem como o papel do sistema de custos na gestão empresarial. A pesquisa realizada é do tipo exploratória, a partir de entrevistas semi-estruturadas e de análise documental. Os resultados da pesquisa permitiram identificar, como fatores determinantes para escolha de um sistema de custos, O auxílio à tomada de decisões e a gestão estratégica de custos. O custo de implantação foi considerado pelas empresas pesquisadas como um fator de pouca relevância. Observou-se que as grandes empresas usam no mínimo três métodos de custeio, um para cada tipo de informação desejada. Ainda, as empresas pesquisadas foram unânimes em responder que a maior deficiência dos sistemas de custos é não oferecerem projeções e estudos de cenários. 
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1032
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.