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http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2647
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Petrelli, Cristina Melim | - |
dc.creator | Colossi, Nelson | - |
dc.date | 2011-10-25 | - |
dc.identifier | http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1153 | - |
dc.description | As Instituições de Ensino Superior (IES) realizam uma função social significativa: prover formação superior a pessoas capazes de influenciar o processo de desenvolvimento da sociedade em direção a melhorias da vida humana no planeta. Dessa forma, elas atendem a demanda de profissionais para o mercado de trabalho. Além dessa função, as IES têm ainda a nobre missão de educar o homem em sua totalidade, promovendo sua cidadania e estimulando-lhe valores éticos, em tudo o que diz respeito à sobrevivência e às condições da vida humana individual ou associada. Porém, nem sempre a sociedade percebe a amplitude da ação formadora-educadora dessas instituições e, assim, muitas vezes não a reconhecem como agente promotora da transformação e desenvolvimento social. Por esta razão, faz-se necessário que as IES promovam a divulgação de suas atividades para que a sociedade onde ela está inserida possa conhecê-la e avaliar seus resultados. O processo de Avaliação Institucional promovido pelo MEC tem por finalidade precípua mensurar e avaliar as IES brasileiras, especialmente em relação a abrangência e ao nível de realização de suas funções institucionais. A experiência brasileira de Avaliação Institucional, embora recente, tem sinalizado a necessidade de mudanças na política e nos procedimentos utilizados para avaliar o ensino superior no Brasil. Em uma dessas exigências, observa-se a tendência, cada vez mais acentuada, de incluir entre os critérios de avaliação de uma IES, o que se refere ao seu relacionamento com a sociedade em geral. De fato, segundo os novos critérios de Avaliação Institucional, o conceito de um Curso pode ser afetado pelo seu envolvimento com a sociedade. Ou seja, além de critérios específicos, tais como aprendizagem, estrutura física e corpo docente, avalia-se, também, o binômio instituição-sociedade. Entre os diferentes parâmetros pelos quais o relacionamento de uma instituição de ensino superior com a sociedade pode ser medido, destaca-se, especialmente, o que tem sido chamado de Responsabilidade Social, cuja finalidade é mensurar, além das funções institucionais tradicionais - ensino, pesquisa e extensão, a sua a abrangência e legitimidade de sua Responsabilidade Social junto à sociedade a quem ela serve. Este artigo trata desta nova função das IES - Responsabilidade Social e procura demonstrar que a missão das Instituições de Ensino Superior vai além de suas funções básicas de Ensino, Pesquisa e Extensão. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.language | por | - |
dc.publisher | Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina | - |
dc.relation | http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1153/1082 | - |
dc.source | Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 5, n. 13 (2006): Dezembro-Março; p. 71-83 | - |
dc.source | 2237-7662 | - |
dc.source | 1808-3781 | - |
dc.subject | Responsabilidade social; Universidade. | - |
dc.title | A quarta via das instituições de ensino superior: a responsabilidade social - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n13p71-83 | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Aparece nas coleções: | Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC) |
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