Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2650
Título: A informação contábil proporcionada pela curva de aprendizagem aplicada a custos - estudo de caso em cirurgias de varizes - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n14p23-34
Palavras-chave: Custos; Curva de aprendizagem.
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: O trabalho é uma pesquisa realizada em hospital geral com aplicação dos conceitos da curva de aprendizagem em cirurgias de varizes. O uso da curva de aprendizagem em âmbito das organizações hospitalares traz reflexos diretos na formação dos custos dos procedimentos médico-hospitalares, haja vista que abre perspectivas de utilização de mutirões de cirurgias, com redução de custos, maximização de recursos, redução de ociosidade e atendimento à demanda e à necessidade da população por realização destes procedimentos. Os métodos quantitativos aplicados a custos têm demonstrado uma nova vertente do conhecimento na área estratégica de apuração de custos nas organizações, com elevado grau de informações contábeis para apuração de resultados. Os resultados com a aplicação da curva de aprendizagem evidenciam a força do processo repetitivo e seus reflexos na redução do tempo de realização dos procedimentos, tendo em vista que a mão-de-obra direta dos médicos, corpo de enfermagem, pessoal de serviços gerais, reduzem gradativamente após a seqüência dos mesmos procedimentos. Os estudos precisam ser estendidos a outros procedimentos médicos, para que se aprimore o emprego da tecnologia da informação contábil não apenas com o uso de softwares, mas principalmente, pelo uso de recursos estatísticos.
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1160
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.