Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2656
Título: Evidenciação da Contabilidade Ambiental: uma análise da transparência das demonstrações contábeis de empresas nacionais do setor siderúrgico - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v5n15p19-34
Palavras-chave: Contabilidade Ambiental; Evidenciação ambiental; Companhias siderúrgicas.
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: Com a necessidade de apresentar maior transparência na evidenciação dos problemas relacionados ao meio ambiente, surgiu o conceito de Contabilidade Ambiental, que se apresenta como elo entre as empresas, a sociedade e o meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo identificar o uso da Contabilidade como forma de transparência, na divulgação de elementos ambientais, das maiores empresas nacionais do setor siderúrgico, quanto a critérios vinculados à gestão ambiental. Foram pesquisadas cinco empresas do setor (Gerdau, CSN, CST, Usiminas e Cosipa). A pesquisa caracteriza-se como exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra foi coletada através de análise das demonstrações contábeis, do balanço social, do sistema de gestão ambiental e de informações divulgadas pela CVM e Bovespa. Os resultados obtidos demonstram que existe nas siderurgias uma preocupação com o meio ambiente, através de suas ações, implementações e da evidenciação desses aspectos nas demonstrações financeiras. Os elementos analisados foram classificados como informações deficitárias, informaç:ões transparentes e informações indisponíveis. Foi constatado que a divulgação das informações ambientais das empresas pesquisadas, é feita através do relatório da administração, dos sites próprios, e de relatório ambiental específico, com ênfase principalmente para aspectos qualitativos. A pesquisa demonstrou que das cinco companhias analisadas apenas duas (CSN e CST) incorporaram às suas demonstrações financeiras o uso do relatório como meio de divulgação das informações ambientais.
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1155
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.