Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2666
Título: O planejamento tributário na construção civil: custo pago/incorrido x custo orçado - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v6n17p9-20
Palavras-chave: Empresas de Construção Civil; Planejamento Tributário; Custo Realizado e Orçado
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: Artigo desenvolvido sob a ótica do planejamento tributário nas empresas de construção civil, tendo como parâmetro as Instruções Normativas números 84/79, 23/83 e 67/88, expedidas pela Secretaria da Receita Federal, que disciplinam a apuração do resultado desse ramo de atividade. Na Instrução Normativa 84/79 encontra-se a conceituação e as normas sobre o assunto, inclusive os métodos de apuração do custo pago incorrido e do custo orçado. As instruções seguintes trouxeram alterações no âmbito do custo pago incorrido e do custo orçado respectivamente. O presente artigo tem como finalidade demonstrar que o custo orçado é a melhor opção para o recolhimento do imposto de renda e contribuição social no decorrer da construção do empreendimento, conclusão chegada por meio de análise das referidas instruções, pesquisas bibliográficas sobre o assunto e exemplos didáticos com cálculos do imposto e contribuição, para comprovar a tese. 
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1048
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.