Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2673
Título: Contribuições da controladoria ao planejamento tributário em empresas do ramo da construção civil - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v6n18p25-40
Palavras-chave: Controladoria; Planejamento Tributário; Construção Civil
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: As empresas para se manterem no mercado buscam o melhor gerenciamento de seus fluxos financeiros. Uma das opções é a redução da saída de recursos. A carga tributária, que no Brasil, comparada a outros países, é elevada, representa uma parcela significativa do ônus das empresas. Dessa forma, o planejamento tributário ou a elisão fiscal são os instrumentos lícitos que auxiliam as empresas, aproveitando as brechas existentes nas leis, para reduzirem, postergarem ou extinguirem os tributos a serem recolhidos. A controladoria é abordada como um órgão administrativo capaz de auxiliar as empresas na elaboração do planejamento tributário. Pretende-se, neste artigo, defender os objetivos propostos, ressaltando a contribuição da controladoria para o desenvolvimento do Planejamento Tributário.Como resultado, observa-se que o planejamento tributário depende de fatores internos e externos e a controladoria, como um órgão administrativo, deverá estar atenta às mudanças no mercado e em todas as atividades e níveis da empresa. Poderá, por meio de suas funções, auxiliar no planejamento, na execução e no controle do planejamento tributário, para que a empresa obtenha informação suficiente em prazos compatíveis, diagnosticando a postergação, redução ou extinção dos tributos. 
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1054
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.