Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2708
Título: Sistema Público de Escrituração Digital - Sped: um estudo nos escritórios de contabilidade no munícipio de Pinhalzinho/SC - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v8n23p73-92
Palavras-chave: Ciências Contábeis; Escrituração Contábil
Sistema Público de Escrituração Digital; Percepção; Progressiva Implantação; SPED
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: O artigo objetiva verificar o nível de percepção para a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital nos escritórios de contabilidade de Pinhalzinho/SC. A contabilidade está passando por diversas modificações, uma destas é o SPED, um programa desenvolvido para que ela seja mais eficiente e controlada pelos entes interessados. A metodologia empregada na pesquisa é descritiva aplicada, do tipo levantamento, com abordagem quantitativa. De um universo de 16 escritórios de contabilidade em Pinhalzinho/SC, pesquisou-se uma amostra de 12 estabelecimentos, registrados na Associação Comercial e Prefeitura do Município e que estão em funcionamento. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, o qual foi aplicado pelos pesquisadores em agosto de 2009. Os resultados demonstram que os escritórios são pequenos, com poucos clientes obrigados ao sistema. Verifica-se a percepção, na opinião dos contabilistas, quanto ao programa. Conclui-se que os contadores estão cientes da gradual implantação do SPED e estão buscando orientação.
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1213
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.