Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2717
Título: Investimentos socialmente responsáveis (isr): uma análise comparativa sobre diversificação de carteira - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v9n25p33-45
Palavras-chave: Retorno de Ativos; Investimento Socialmente Responsáveis; Índice de Sustentabilidade Empresarial.
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: Os impactos ambientais negativos levam a sociedade a exerce pressão para que as empresas alterem a forma de produzir e servir. Por outro lado, podem ocorrer incentivos àquelas empresas que se mostram preocupadas com o equilíbrio do ecossistema global. O incentivo pode ocorrer de diversas formas, uma delas é o interesse de investidores em empresas que são consideradas socialmente responsáveis. Neste sentido, surgem os Investimentos Socialmente Responsáveis, que visam contemplar o equilíbrio entre aspectos econômicos, ambientais e sociais. Assim, este artigo objetiva verificar se a diversificação da carteira de investimentos considerados socialmente responsáveis maximiza o retorno para o acionista. A pesquisa é feita em 15 empresas que integram o Indice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e caracteriza-se como descritiva quanto aos objetivos, survey quanto a obtenção dos dados, quantitativa quanto a tratamento e análise dos dados, onde utilizou-se da técnica de Markowitz (1952). Os resultados sugerem que os investimentos selecionados para compor uma carteira de investimentos socialmente responsáveis proporcionaram retorno superior aos acionistas em 2008, porém este resultado positivo se inverte durante a crise financeira mundial ocorrida no início do ano de 2009, o que sugere que não há relacionamento direto com risco e retorno de carteiras de empresas socialmente responsáveis, porém, acreditase que reconhecimento do mercado a estas empresas pode ampliar o apoio sócio-ambiental às empresas que declaram considerar ou incorporar (priorizar) aspectos ambientais em sua gestão.
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1091
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.