Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2749
Título: Aplicação do ato cooperativo na apuração do IRPJ e CSLL em cooperativa agropecuária de cereais - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v10n30p61-76
Palavras-chave: Ato cooperativo; Resultado de terceiros; Tratamento tributário; Imposto de renda; Contribuição social.
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: Considerando a importância do desenvolvimento cooperativista no Brasil, a complexidade da legislação acerca dos atos cooperativos e sua aplicação, e a necessidade das sociedades cooperativas de atuarem com não associados, este estudo procura aplicar na prática a separação dos atos com cooperados e terceiros e posteriormente calcular os tributos (IRPJ e CSLL) sobre o lucro de não associados. Esta pesquisa foi desenvolvida, analisando-se a teoria e desenvolvendo-a na prática, quando foi possível alcançar os resultados propostos, mesmo com alguns pontos mais complexos e polêmicos. Os resultados alcançados submetem à conclusão de que o adequado tratamento ao ato cooperativo merece maior atenção por parte do legislativo, tornando menos obscuras as aplicações das normas legais.
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1227
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.