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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Stephanie Kalynka-
dc.creatorCarvalho, Fernando Nitz de-
dc.date2012-05-23-
dc.identifierhttp://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1256-
dc.descriptionAtualmente, tanto a evolução tecnológica implantada pelo fisco, quanto a convergência das normas brasileiras de contabilidade aumentaram as responsabilidades dos contadores, exigindo atualização constante dos profissionais. Dentro desse contexto, a pesquisa tem por objetivo diagnosticar a percepção dos acadêmicos egressos das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da grande Florianópolis sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), com o intuito de identificar quais os métodos utilizados para o desenvolvimento profissional, visto que esse tema não consta dos currículos acadêmicos. O método empregado consiste em uma pesquisa descritiva, realizada por meio de levantamento, com enfoque quantitativo. Para refletir as indagações da pesquisa foi aplicado um questionário com os formandos de 2011/1 do curso de Ciências Contábeis das IES públicas da região da grande Florianópolis. Os resultados da pesquisa demonstram que apenas 11% dos acadêmicos afirmam conhecer o SPED, assim como seus respectivos projetos, sendo que 46% afirmam conhecer somente alguns projetos. A pesquisa também demonstra que 53% dos acadêmicos já se qualificaram sobre o tema, desenvolvido por meio de cursos, palestras, aulas e seminários. Os acadêmicos creem que no SPED encontra-se um tema de grande importância, sendo que 89% da amostra acreditam que o SPED transforma a maneira da entrega das obrigações acessórias, simplificando-as e tornando o contador uma peça fundamental para o desenvolvimento de informações confiáveis ao fisco.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherConselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina-
dc.relationhttp://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1256/1174-
dc.sourceRevista Catarinense da Ciência Contábil; v. 11, n. 31 (2012): Dezembro-Março; p. 23-36-
dc.source2237-7662-
dc.source1808-3781-
dc.subjectEvolução tecnológica; SPED; Acadêmicos; Desenvolvimento Profissional.-
dc.titleAnálise da Percepção dos Acadêmicos Egressos do Curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior Públicas da Grande Florianópolis sobre o Sistema Público de Escrituração Digital - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v11n31p23-36-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

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