Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2778
Título: Valoração Econômica Ambiental: um estudo analítico e teórico dos métodos e suas multi-aplicabilidades - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v11n33p22-34
Palavras-chave: Meio ambiente. Valoração econômica ambiental. Multi-aplicabilidade de métodos.
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: O desenvolvimento sustentável, nos dias atuais, age diretamente nas decisões administrativas e econômicas dos agentes da sociedade. Baseado neste fato o presente estudo tem por objetivo geral analisar teoricamente alguns métodos de valoração econômica ambiental, suas características e aplicações. De maneira específica pretende-se demonstrar a possibilidade de aplicar tais métodos de uma forma múltipla para uma valoração ambiental mais profunda e completa, somando-se a isso a apresentação de dois novos métodos desenvolvidos pelos autores desse artigo que complementam outros já existentes. O contexto abordado permeia inicialmente os fatores de produção e suas características específicas, passando posteriormente a analisar os componentes do valor econômico total dos recursos naturais, em seguida são abordados alguns métodos de valoração econômica ambiental e ao final apresenta-se a possibilidade de aplicar diferentes métodos para a análise ambiental de um mesmo caso específico. Utiliza-se o método dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica como forma de atingir os objetivos traçados. Trata-se de uma pesquisa de nível teórico e exploratória. O estudo permite concluir positivamente sobre a possibilidade de multi-aplicabilidade de métodos de valoração de danos ambientais como forma de tornar essa análise mais abrangente e completa. Os resultados apontaram ainda que os novos métodos apresentados permitem uma análise ambiental pormenorizada e com fundamentos matemáticos mais profundos. Soma-se a isso o fato de que o principal complicador da utilização do sistema de multiaplicabilidade é a determinação dos níveis de ponderação dos diferentes métodos adotados na análise ambiental, o que deverá ser feita considerando-se as especificidades dos danos ambientais analisados e as informações disponíveis, necessitando-se para isso de novos estudos sobre essa temática.
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1260
Aparece nas coleções:Revista Catarinense de Contabilidade (CRCSC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.