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Título: Balanced Scorecard in a Higher Education Institution: a Proposal of a Strategic Management Model
Balanced Scorecard em uma Instituição de Ensino Superior: uma Proposta de Modelo para Gestão Estratégica - DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v12n35p28-47
Palavras-chave: Balanced Scorecard; Mapa Estratégico; Indicadores; Instituições de Ensino Superior.
Balanced scorecard; Strategic map; Performance indicators; Higher Education Institutions.
Editora / Evento / Instituição: Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
Descrição: This article aims at proposing an organizational strategic management model for higher education institutions - HEIs, through the structuring of a Balanced Scorecard (BSC) - an effective tool that translates the organizational vision and strategy into operational goals. It is noteworthy that although the unique perspectives suggested by Kaplan and Norton (1997) are the most commonly used, some HEIs generate differentiated perspectives like a society dimension, as for Faculdade Alfa (fictitious name) particularly studied here. The research approach is qualitative, and the objectives are considered exploratory. The research strategies used were bibliographic, documentary, and case study. Data were collected through observational study and secondary sources. The survey results show that: (i) the institution's strategies are based on initiatives and actions through the BSC tool, (ii) the institution translated the strategic objectives of the Institutional Development Plan into operational goals, and (iii) the mapping of the institution developed through the BSC methodology generated a holistic and aligned vision of the strategies deploying them up to their operational level.
Este artigo tem como objetivo propor um modelo para a gestão estratégica organizacional de Instituições de Ensino Superior, por meio da estruturação de um Balanced Scorecard (BSC) - ferramenta eficaz que traduz a visão e a estratégia organizacional em metas operacionais. Ressalta-se que embora as perspectivas originais sugeridas por Kaplan e Norton (1997) sejam as mais utilizadas, algumas IES geram perspectivas diferenciadas, como a perspectiva Sociedade no caso da Faculdade Alfa (nome fictício), particularmente aqui estudada. A abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto aos objetivos se considera exploratória. As estratégias de pesquisa utilizadas foram bibliográfica, documental e estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de estudo observacional, bem como de fontes secundárias. Os resultados da pesquisa indicam que: (i) as estratégias da instituição estão traduzidas em iniciativas e ações, por meio da ferramenta BSC; (ii) a instituição traduziu os objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional em metas operacionais e (iii) o mapeamento da instituição desenvolvido por meio da metodologia BSC gerou uma visão holística e alinhada das estratégias desdobrando-as até seu nível operacional.
Outros identificadores: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1351
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