Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorCNPq-
dc.creatorFernanda Miranda Vasconcellos Motta-
dc.creatorCarolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão-
dc.date2009-05-26-
dc.date.accessioned2016-12-14T12:15:40Z-
dc.date.available2016-12-14T12:15:40Z-
dc.identifierhttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/14-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2893-
dc.descriptionA teoria crítica formulada pelos teóricos da Escola de Frankfurt da primeira geração contém uma série de denúncias sobre a “irracionalidade” contida no projeto de civilização moderna. Os autores abordam o fenômeno de emergência da Indústria Cultural e avaliam as formas por meio das quais ela contribui para o estabelecimento de um estilo de vida ilusório e prejudicial ao efetivo desenvolvimento humano e social.  O objetivo deste trabalho consiste em se evidenciar todo este esforço reflexivo empreendido pelos filósofos de Frankfurt, buscando-se compreender como as técnicas publicitárias, inseridas no contexto da Indústria Cultural, são apropriadas como instrumentos de dominação e de controle social. O ponto de partida para este estudo é a obra Dialética do Esclarecimento, de Horkheimer e Adorno. Adicionalmente, são tomados em consideração os movimentos contemporâneos de resistência que adotam técnicas publicitárias para realizarem o caminho inverso: levar os indivíduos a uma conscientização quanto aos malefícios do sistema e contribuir para o processo de emancipação destes. O alcance desses movimentos em termos políticos é avaliado, tomando-se como base as considerações de Herbert Marcuse a este respeito.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.rights<p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License</a> permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p>-
dc.sourceRevista ADM.MADE; Vol. 13, No 1 (2009); 1-19-
dc.subjectAdministração; Estudos Críticos em Administração.-
dc.subjectTeoria Crítica; cultura de massa; Dialética do Esclarecimento; Estudos Críticos em Administração.-
dc.titleA “Felicidade” Ilusória dos Comedores das Flores de Lótus – um Ensaio sobre as Relações entre Modernidade, Publicidade e Resistência-
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.