Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGabriel Segalis; EBAPE/FGV-
dc.creatorAna Lucia Malheiros Guedes; EBAPE/FGV-
dc.date2013-03-20-
dc.date.accessioned2016-12-14T12:15:46Z-
dc.date.available2016-12-14T12:15:46Z-
dc.identifierhttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/490-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2966-
dc.descriptionO objetivo deste artigo é apresentar as estratégias de internacionalização de empresas familiares de pequeno e de médio portes. Para atingir o objetivo proposto relatamos brevemente a evolução do setor de serviços no mercado internacional para destacar a importância destas empresas nas últimas décadas. A seguir são apresentadas as teorias de internacionalização agrupadas em abordagens de viés econômico e abordagens de viés comportamental. Ao final, o artigo tece considerações acerca do conceito de empresa familiar no Brasil para problematizar o processo de internacionalização adotado. Concluímos que as empresas familiares são conservadoras e avessas ao risco, vendo a expansão internacional como decisão incerta pela falta de informações em relação ao processo e aos mercados externos. Em paralelo, faltam aptidões e conhecimentos gerenciais para administrar a entrada nos mercados internacionais.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.relationhttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/download/490/1456-
dc.rights<p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License</a> permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p>-
dc.sourceRevista ADM.MADE; Vol. 16, No 3 (2012); 103-124-
dc.subjectAdministração-
dc.subjectcomércio internacional de serviços; teorias de internacionalização; empresas familiares; estratégias de internacionalização-
dc.titleInternacionalização de empresas familiares de pequeno e médio porte-
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.