Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2977
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Viviane Franco Augustinis | - |
dc.creator | Alessandra de Sá Mello da Costa | - |
dc.creator | Denise Franca Barros | - |
dc.date | 2013-03-20 | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-14T12:15:47Z | - |
dc.date.available | 2016-12-14T12:15:47Z | - |
dc.identifier | http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/553 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2977 | - |
dc.description | Este artigo tem, por objetivo, analisar os discursos sobre educação financeira: (a) do governo brasileiro, por meio da sua Estratégia Nacional de Educação Financeira; (b) da empresa Mastercard, por meio do seu programa ‘Consumo Inteligente, Consumidor Consciente’; e (c) da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE) por meio do projeto International Finantial Gateway. A metodologia utilizada para a análise dos dados coletados foi análise de discurso, o que tornou possível o agrupamento dos objetos discursivos identificados em três categorias. A primeira, “Alinhando discursos”, reúne objetos discursivos que identificam a existência de um movimento global, ideal e exemplar de educação financeira. A segunda, “Princípios de Educação Financeira”, identificam princípios e recomendações referentes aos programas de educação financeira. A terceira, “Práticas de Educação Financeira”, identificam as práticas tanto atuais e ideais dos programas de educação financeira. Como resultado, percebe-se a existência de significativas convergências nos discursos, como a padronização de princípios, de temas e de práticas de educação financeira; a atual complexidade dos mercados financeiros e a transferência de responsabilidade pela gestão dos recursos financeiros para os indivíduos. Estas convergências permitem inferir que o elemento comum entre as organizações pesquisadas, no que diz respeito à educação financeira, seja a lógica liberal do livre mercado. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.language | pt | - |
dc.rights | <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License</a> permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p> | - |
dc.source | Revista ADM.MADE; Vol. 16, No 3 (2012); 79-102 | - |
dc.subject | Administração. | - |
dc.subject | educação financeira; discursos organizacionais; análise crítica de discurso. | - |
dc.title | Uma Análise Crítica do Discurso de Educação Financeira: por uma Educação para Além do Capital | - |
Aparece nas coleções: | Revista Adm Made - UNESA |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.