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Campo DCValorIdioma
dc.creatorViviane Franco Augustinis-
dc.creatorAlessandra de Sá Mello da Costa-
dc.creatorDenise Franca Barros-
dc.date2013-03-20-
dc.date.accessioned2016-12-14T12:15:47Z-
dc.date.available2016-12-14T12:15:47Z-
dc.identifierhttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/553-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2977-
dc.descriptionEste artigo tem, por objetivo, analisar os discursos sobre educação financeira: (a) do governo brasileiro, por meio da sua Estratégia Nacional de Educação Financeira; (b) da empresa Mastercard, por meio do seu programa ‘Consumo Inteligente, Consumidor Consciente’; e (c) da Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE) por meio do projeto International Finantial Gateway. A metodologia utilizada para a análise dos dados coletados foi análise de discurso, o que tornou possível o agrupamento dos objetos discursivos identificados em três categorias. A primeira, “Alinhando discursos”, reúne objetos discursivos que identificam a existência de um movimento global, ideal e exemplar de educação financeira. A segunda, “Princípios de Educação Financeira”, identificam princípios e recomendações referentes aos programas de educação financeira. A terceira, “Práticas de Educação Financeira”, identificam as práticas tanto atuais e ideais dos programas de educação financeira. Como resultado, percebe-se a existência de significativas convergências nos discursos, como a padronização de princípios, de temas e de práticas de educação financeira; a atual complexidade dos mercados financeiros e a transferência de responsabilidade pela gestão dos recursos financeiros para os indivíduos. Estas convergências permitem inferir que o elemento comum entre as organizações pesquisadas, no que diz respeito à educação financeira, seja a lógica liberal do livre mercado.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.rights<p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License</a> permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p>-
dc.sourceRevista ADM.MADE; Vol. 16, No 3 (2012); 79-102-
dc.subjectAdministração.-
dc.subjecteducação financeira; discursos organizacionais; análise crítica de discurso.-
dc.titleUma Análise Crítica do Discurso de Educação Financeira: por uma Educação para Além do Capital-
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

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