Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDouglas Renato Adade; EBAPE/FGV e FAETEC - RJ-
dc.creatorDenise Franca Barros; Unigranrio-
dc.date2014-03-18-
dc.date.accessioned2016-12-14T12:15:49Z-
dc.date.available2016-12-14T12:15:49Z-
dc.identifierhttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/780-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/2997-
dc.descriptionO botequim é um estabelecimento que serve petiscos e bebidas, em porções generosas e a baixo custo, em ambiente informal com arquitetura e decoração típicas. Embora hoje seja considerado um patrimônio da cultura de várias localidades brasileiras, especialmente do Rio de Janeiro, durante muito tempo teve sua imagem associada ao ócio e ao vício, ao ponto de os proprietários rejeitarem a associação dos seus estabelecimentos ao termo “botequim”. A valorização recente trouxe o lançamento de livros, de guias e do concurso Comida di Buteco. Criado em 2000, o concurso contou em 2012 com mais de 370 estabelecimentos concorrentes, ocorrendo em 16 cidades de oito estados brasileiros. Este estudo objetiva analisar como os organizadores do concurso incentivam a formação de uma comunidade virtual de marca (MUNIZ; O’GUINN, 2001; FOURNIER; LEE, 2009) e se esta se estende aos botequins participantes. Optou-se por abordar o fenômeno de forma qualitativa usando-se a netnografia (KOZINETS, 1998) como metodologia para a coleta de evidências, e, no tratamento destas, aplicou-se a análise de discurso mediada por computador (ADMC) (HERRING, 2007).-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.rights<p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License</a> permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p>-
dc.sourceRevista ADM.MADE; Vol. 17, No 3 (2013); 127-148-
dc.subjectAdministração; Marketing; Comportamento do Consumidor; Estudos de Consumo.-
dc.subjectcomunidade de marca; comunidade virtual de marca; netnografia; análise de discurso mediado por computador (ADMC); botequim.-
dc.titleUma Investigação sobre a Comunidade Virtual de Marca do Concurso Comida Di Buteco-
dc.coverageRio de Janeiro-
Aparece nas coleções:Revista Adm Made - UNESA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.