Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3011
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrederico José Lustosa da Costa; Universidade Federal Fluminense - UFF-
dc.creatorIvanise Hosana; Secretaria da Fazendo do Estado de Pernambuco-
dc.date2014-11-05-
dc.date.accessioned2016-12-14T12:15:50Z-
dc.date.available2016-12-14T12:15:50Z-
dc.identifierhttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/view/1037-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3011-
dc.descriptionEste artigo discute as vantagens e as desvantagens da terceirização de serviços, em termos de eficiência e eficácia administrativas, no âmbito da Secretaria da Fazenda do estado de Pernambuco (SEFAZ-PE). A análise da reforma administrativa pretende situar o modelo de Estado adotado pelo Brasil e por Pernambuco no contexto da transformação administrativa realizada nos anos 1990, a New Public Management (NPM), concebida, a partir da crise do Estado, como uma tentativa de mitigar ou superar o paradigma burocrático dominante. O objetivo é verificar os efeitos dos postulados da NPM sobre o papel e o funcionamento do Estado, sobretudo no que diz respeito 1) à substituição, na prestação de serviços administrativos acessórios, da mão de obra efetiva interna por pessoal externo, com contratos flexíveis via terceirização, e 2) a seus impactos, sob o ponto de vista financeiro, na SEFAZ-PE no período de 2001 a 2007. A desestatização, como uma das estratégias de retração da intervenção do Estado na economia foi analisada com ênfase na terceirização. O procedimento metodológico que orienta o trabalho é o estudo de caso. A terceirização das atividades de apoio em ente público detentor de sistema previdenciário próprio representa um fator impactante nos aspectos eficácia e efetividade. Concluiu-se que a conveniência de terceirizar maciçamente as atividades de apoio poderá acarretar vantagem financeira imediata e sinalizar desvantagem mediata em decorrência dos custos com a cobertura de aposentadorias sem a contribuição financeira dos substituídos, podendo acarretar o comprometimento do equilíbrio fiscal.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagept-
dc.relationhttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/download/1037/3819-
dc.relationhttp://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/article/download/1037/3820-
dc.rights<p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License</a> permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p>-
dc.sourceRevista ADM.MADE; Vol. 18, No 2 (2014)-
dc.subjectAdministração Pública; Serviço Civil; Previdência dos Servidores Públicos; Gestão de Pessoas no Administraçào Pública-
dc.subjectAdminstraçào Pública; Serviço Social; Previdência dos Servidores; Regime Próprio de Previdência; Aposentadorias na Administração Pública-
dc.titleTerceirização de Serviços Públicos e Reforma Gerencial – o Caso da Secretaria da Fazenda de Pernambuco-
dc.coverageDepois dos anos 1990-
dc.coverageCensitária dentro do caso-
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