Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLacerda, Rodolfo Alves Araújo-
dc.creatorLima, Nilton Cesar-
dc.creatorSouza, Gustavo Henrique Silva de-
dc.date2015-04-20-
dc.date.accessioned2016-12-22T13:38:47Z-
dc.date.available2016-12-22T13:38:47Z-
dc.identifierhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/22922-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3044-
dc.descriptionNo que diz respeito às franquias, muito se tem discutido sobre o aparato mercadológico e contábil que envolve a relação entre franqueadores e franqueados, em especial, ao que trata da rentabilidade. Diante da necessidade de novas contribuições para o tema, este estudo teve por objetivo investigar uma franquia do ramo de fast-foods quanto à compatibilidade entre o custo dos produtos previsto pelo franqueador – antes do início das operações comerciais – e o custo real dos produtos vendidos pelo franqueado – após o início das operações comerciais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em formato de estudo de caso, exploratória no modo como foi conduzida e descritiva no modo de análise. Por meio de uma análise documental de dados secundários, coletados junto ao franqueado, constatou-se que a matriz (franqueador) estabelece um modelo de preço para os produtos com base unicamente no custo da matéria-prima utilizada na produção, negligenciando os demais fatores que influem diretamente na composição dos custos totais. De tal modo, compreende-se que o custo real praticado pelo franqueado é notadamente superior ao que fora inicialmente previsto pela franqueadora, o que afeta diretamente o ponto de equilíbrio da franquia analisada.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUFPB-
dc.relationhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/22922/13175-
dc.sourceRevista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 3, n. 1 (2015): jan./abr.; 84-99-
dc.source2318-1001-
dc.subjectCustos; Contabilidade; Contabilidade Gerencial-
dc.subjectCusto Real; Custo Previsto; Fast-Foods; Ponto de Equilíbrio-
dc.titleCustos Previstos versus Custos Reais: O Caso de uma Franquia de Fast-Foods-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Evidenciação Contábil & Finanças - UFPB

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