Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLay, Luís Antonio-
dc.creatorBambino, Antonio Carlos-
dc.creatorSilva, Thiago Bruno de Jesus-
dc.creatorKlann, Roberto Carlos-
dc.date2016-08-30-
dc.date.accessioned2016-12-22T13:38:48Z-
dc.date.available2016-12-22T13:38:48Z-
dc.identifierhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/27940-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3053-
dc.descriptionA influência da globalização nas economias locais, sobretudo de países emergentes, é evidente, por exemplo, nas leis nacionais como pré-requisito à desregulamentação, privatização e o incremento de padrões industriais e tecnológicos internacionais para vários setores da economia, entre eles a educação. O presente estudo teve como objetivo comparar a adequação das matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis em instituições de Santa Catarina com a matriz curricular proposta pela ONU/UNCTAD/ISAR. Para tal, adotou-se uma pesquisa descritiva, com análise documental, a partir de dados provenientes das matrizes curriculares das instituições de ensino da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). A abordagem utilizada no estudo referente ao problema foi qualitativa, sendo utilizado da análise de conteúdo para se ter os conteúdos presentes nas matrizes. Como resultados, constatou-se que das 16 instituições, 7 delas apresentaram um aumento nas áreas de conhecimentos contábeis, financeiros e assuntos afins. Sendo que as subáreas de políticas empresariais, de estruturas organizacionais básicas e comportamento estão sendo as mais abordadas. No entanto, em relação aos métodos quantitativos e estatísticos, estes são os que mais estão presentes nas matrizes curriculares das instituições. Pode-se concluir que as instituições do estudo estão mais próximas de uma congruência de seu currículo com o proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, e que há um crescimento nas áreas de Conhecimentos Contábeis, Financeiros e assuntos afins e Conhecimento (avançado) em Contabilidade, Finanças e assuntos afins. Em relação a estudos futuros, é oportuno avaliar as ementas dessas disciplinas, para verificar se estas estão alinhadas com as disciplinas sugeridas pelo Currículo Mundial.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUFPB-
dc.relationhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/27940/16070-
dc.relationhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/downloadSuppFile/27940/4682-
dc.relationhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/downloadSuppFile/27940/5328-
dc.rightsDireitos autorais 2016 Revista Evidenciação Contábil & Finanças-
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0-
dc.sourceRevista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 4, n. 2 (2016): maio/ago.; 68-81-
dc.source2318-1001-
dc.subjectContabilidade-
dc.subjectCurrículo Internacional; Ciências Contábeis; Educação Contábil; Harmonização Contábil-
dc.titleNível de Similaridade dos Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições Catarinenses em Relação ao Currículo Mundial Proposto pelo ISAR/UNCTAD/ONU-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Evidenciação Contábil & Finanças - UFPB

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.