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http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3064
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Nascimento, Adna Souza do | - |
dc.creator | Aragão, Iracema Raimunda Brito Neves | - |
dc.creator | Gomes, Carlos Adriano Santos | - |
dc.creator | Casa Nova, Sílvia Pereira de Castro | - |
dc.date | 2013-12-06 | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-22T13:38:49Z | - |
dc.date.available | 2016-12-22T13:38:49Z | - |
dc.identifier | http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/17257 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3064 | - |
dc.description | Este estudo objetiva conhecer a concepção e o perfil de docentes vinculados ao curso de Graduação em Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e federais do Nordeste brasileiro, acerca da pesquisa científica como instrumento de construção do conhecimento. Bem como, informar sobre as condições de infraestrutura das IES para a prática da pesquisa como mediação da aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa. As instituições foram escolhidas por acessibilidade e para a coleta de dados adotou-se questionário eletrônico com questões fechadas, que se dividiu em duas partes: a primeira composta por questões de múltipla escolha e a segunda por questões estruturadas com a Escala de Likert. Também se utilizou a estatística descritiva para inferências acerca dos dados obtidos. Os resultados demonstram perfis distintos no tocante a: nível de escolaridade, regime de dedicação à docência, envolvimento em grupos de pesquisa e produção de artigos científicos. Nota-se uma frequência significativa de profissionais que nunca elaboraram uma produção científica, assim como daqueles que nunca publicaram. Há opiniões diversificadas entre os docentes quando se questiona sobre o incentivo e estrutura física necessários à prática da pesquisa nas universidades. Embora concordem que a pesquisa é uma oportunidade para a construção do conhecimento, parcela significativa de docentes não a adota como prática pedagógica. Conclui-se que, apesar de timidamente incentivada no âmbito das universidades pesquisadas, os docentes dessas IES consideram a pesquisa científica como relevante instrumento de construção do conhecimento e oportunidade de formação do ser crítico para o mundo contemporâneo. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.language | por | - |
dc.publisher | UFPB | - |
dc.relation | http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/17257/9917 | - |
dc.relation | http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/downloadSuppFile/17257/1820 | - |
dc.source | Revista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 1, n. 2 (2013): jul./dez.; 106-122 | - |
dc.source | 2318-1001 | - |
dc.subject | Contabilidade; Pesquisa e Educação | - |
dc.subject | Pesquisa Científica; Construção do Conhecimento; Universidades Públicas Federais; Graduação em Ciências Contábeis | - |
dc.title | Pesquisa Científica e a Construção do Conhecimento: Possibilidade e Prática ou Utopia? | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Aparece nas coleções: | Revista Evidenciação Contábil & Finanças - UFPB |
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