Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Adna Souza do-
dc.creatorAragão, Iracema Raimunda Brito Neves-
dc.creatorGomes, Carlos Adriano Santos-
dc.creatorCasa Nova, Sílvia Pereira de Castro-
dc.date2013-12-06-
dc.date.accessioned2016-12-22T13:38:49Z-
dc.date.available2016-12-22T13:38:49Z-
dc.identifierhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/17257-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3064-
dc.descriptionEste estudo objetiva conhecer a concepção e o perfil de docentes vinculados ao curso de Graduação em Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e federais do Nordeste brasileiro, acerca da pesquisa científica como instrumento de construção do conhecimento. Bem como, informar sobre as condições de infraestrutura das IES para a prática da pesquisa como mediação da aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa. As instituições foram escolhidas por acessibilidade e para a coleta de dados adotou-se questionário eletrônico com questões fechadas, que se dividiu em duas partes: a primeira composta por questões de múltipla escolha e a segunda por questões estruturadas com a Escala de Likert. Também se utilizou a estatística descritiva para inferências acerca dos dados obtidos. Os resultados demonstram perfis distintos no tocante a: nível de escolaridade, regime de dedicação à docência, envolvimento em grupos de pesquisa e produção de artigos científicos. Nota-se uma frequência significativa de profissionais que nunca elaboraram uma produção científica, assim como daqueles que nunca publicaram. Há opiniões diversificadas entre os docentes quando se questiona sobre o incentivo e estrutura física necessários à prática da pesquisa nas universidades. Embora concordem que a pesquisa é uma oportunidade para a construção do conhecimento, parcela significativa de docentes não a adota como prática pedagógica. Conclui-se que, apesar de timidamente incentivada no âmbito das universidades pesquisadas, os docentes dessas IES consideram a pesquisa científica como relevante instrumento de construção do conhecimento e oportunidade de formação do ser crítico para o mundo contemporâneo.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUFPB-
dc.relationhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/17257/9917-
dc.relationhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/downloadSuppFile/17257/1820-
dc.sourceRevista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 1, n. 2 (2013): jul./dez.; 106-122-
dc.source2318-1001-
dc.subjectContabilidade; Pesquisa e Educação-
dc.subjectPesquisa Científica; Construção do Conhecimento; Universidades Públicas Federais; Graduação em Ciências Contábeis-
dc.titlePesquisa Científica e a Construção do Conhecimento: Possibilidade e Prática ou Utopia?-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Evidenciação Contábil & Finanças - UFPB

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