Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Marcelo Paulo de-
dc.creatorSousa, Raíssa Aglé Moura de-
dc.creatorGirão, Luiz Felipe de Araújo Pontes-
dc.creatorPaulo, Edilson-
dc.date2015-08-31-
dc.date.accessioned2016-12-22T13:38:51Z-
dc.date.available2016-12-22T13:38:51Z-
dc.identifierhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/24909-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3100-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi de verificar se a utilização das redes sociais (Wikipédia, Youtube e Facebook) reduz a assimetria de informação existente entre as empresas e investidores. Para atingir o objetivo proposto, utilizaram-se os testes Mann-Whitney, ANOVA e correlação de Spearman, por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva. A amostra compreendeu 126 empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa, no período de 2006 a 2011, que disponibilizaram informações na base de dados da Economatica®, da Thomson ONE Analytics® e nas redes sociais citadas. Os resultados desta pesquisa apontam que a utilização das redes sociais não tem forte influência nos erros de previsão dos analistas (proxy para assimetria informacional), diferente do resultado encontrado por Rubin e Rubin (2010) ao analisar tal relação no mercado de capitais norte-americano. Ressalta-se que esses resultados podem ter sofrido influência da baixa utilização das redes sociais no Brasil, quando comparadas com as empresas dos Estados Unidos da América, pelos períodos de crises e de mudanças nas normas contábeis, que afetaram o Brasil recentemente. Pode-se inferir que as companhias brasileiras poderiam utilizar melhor a praticidade e o alcance das redes sociais, bem como outras características destas, na divulgação de suas informações financeiras, fazendo com que tais redes sejam uma ferramenta para a redução da assimetria informacional.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUFPB-
dc.relationhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/24909/13772-
dc.relationhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/downloadSuppFile/24909/3926-
dc.sourceRevista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 3, n. 2 (2015): maio/ago.; 27-41-
dc.source2318-1001-
dc.subjectContabilidade; Finanças-
dc.subjectAssimetria Informacional; Internet; Redes Sociais; Previsão dos Analistas-
dc.titleDivulgação de Informações por meio da Internet: Serão as Redes Sociais Capazes de Reduzir a Assimetria Informacional entre Empresas e Investidores?-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Evidenciação Contábil & Finanças - UFPB

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