Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3106
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Simone Alves da-
dc.creatorPfeuti, Maria de Las Mercedes-
dc.creatorCasa Nova, Silvia Pereira de Castro-
dc.date2014-04-30-
dc.date.accessioned2016-12-22T13:38:52Z-
dc.date.available2016-12-22T13:38:52Z-
dc.identifierhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/18173-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3106-
dc.descriptionO objetivo deste artigo é analisar o impacto na utilização de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem pelos professores, levando-se em conta a forma de estudo que se pretende que os alunos adotem em um curso de pós-graduação em Ciências Contábeis, entre elas as abordagens superficial e profunda de aprendizagem. Foram testadas duas modalidades didáticas durante duas aulas, sendo: uma aula tradicional, composta de aula expositiva e resolução de exercícios (aula 1); e uma aula prática, tendo sido desenvolvido material a ser utilizado em sala de aula com apoio da Taxonomia de Bloom e das teorias sobre as abordagens de aprendizagem (aula 2). Nessa proposta, entende-se que a aula tradicional estaria mais ligada a uma abordagem superficial de aprendizagem, enquanto o material produzido para a aula 2 levaria ao alcance de uma abordagem profunda de aprendizagem, dado que propicia maior participação e interação dos alunos com o conteúdo proposto. Como resultado, não foram percebidas diferenças significativas em relação às duas modalidades didáticas. No que tange à abordagem superficial e profunda, a modalidade proposta para a aula 2 foi mais efetiva no sentido de garantir a participação dos alunos, bem como seu envolvimento no sentido de buscar aplicações práticas e estabelecer relações entre a teoria e a prática. Já no que diz respeito às categorias inerentes ao domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom, os dois métodos se mostraram eficazes no alcance das diferentes vertentes investigadas, a saber, aula expositiva e aula prática. Ressalta-se, no entanto, que a segunda modalidade, aula prática, permite desenvolver objetivos relacionados também ao domínio afetivo da taxonomia.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherUFPB-
dc.relationhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/18173/10575-
dc.relationhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/downloadSuppFile/18173/2041-
dc.sourceRevista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 2, n. 1 (2014): jan./abr.; 59-74-
dc.source2318-1001-
dc.subjectContabilidade; Educação-
dc.subjectAluno Superficial e Profundo; Modalidade Didática; Taxonomia de Bloom-
dc.titleAs Estratégias de Ensino-Aprendizagem Utilizadas Pelos Docentes e sua Relação com o Envolvimento dos Alunos-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Evidenciação Contábil & Finanças - UFPB

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