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http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3115
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Botelho, Brenno Carvalho | - |
dc.creator | Lima, Diana Vaz de | - |
dc.date | 2015-12-11 | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-22T13:38:52Z | - |
dc.date.available | 2016-12-22T13:38:52Z | - |
dc.identifier | http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/25503 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3115 | - |
dc.description | O presente estudo tem como objetivo apresentar experiências internacionais e os desafios enfrentados pelos Governos dos países na transição da contabilidade pública para o regime contábil de competência. Sua contribuição está na atualização da literatura no que tange ao posicionamento dos governos de economias mundiais quanto à adoção do accrual basis em sua contabilidade e, principalmente, por evidenciar os principais procedimentos observados durante o processo de transição. Para tratar a questão da pesquisa, são discutidos os procedimentos recomendados pelo Study 14, desenvolvido pela International Federation of Accountants (IFAC), e pelo Modelo de Requerimentos Básicos (BRM, em inglês), proposto por Ouda (2008), e analisadas as experiências monitoradas pelo IFAC nos Governos da Malásia, Malta e Suíça; as experiências relatadas na literatura (Romênia, Nova Zelândia e Austrália); e a experiência vivenciada pelo Governo brasileiro, por meio de informações coletadas no sítio da Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil e em artigos acadêmicos. Os resultados mostram que os Governos da Suiça, Austrália e Nova Zelândia já adotam o regime de competência integral e seguiram todos os procedimentos recomendados pelo Study 14 e pelo BRM. No caso da Romênia, apesar de utilizar o regime de competência integral, não adotou a maior parte dos procedimentos recomendados, o que pode explicar o fato de as informações geradas em sua contabilidade não serem utilizadas nem pelos gestores e nem pelas autoridades governamentais. No caso dos Governos da Malásia e de Malta, definiram o ano de 2019 como data limite para a transição para o regime de competência integral. Quanto ao Brasil, adota-se o regime de competência modificado, sem previsão para adoção integral do regime de competência. Com relação aos desafios observados no processo de transição, destaca-se, nessa ordem, carência de pessoal treinado, exigências tecnológicas, falta de comprometimento da alta administração, custo da conversão e impacto esperado sobre a situação patrimonial e financeira divulgada. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.language | por | - |
dc.publisher | UFPB | - |
dc.relation | http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/25503/14276 | - |
dc.source | Revista Evidenciação Contábil & Finanças; v. 3, n. 3 (2015): set./dez.; 68-83 | - |
dc.source | 2318-1001 | - |
dc.subject | Contabilidade; Contabilidade Pública | - |
dc.subject | Regime de Competência; Processo de Convergência; Contabilidade Governamental; Experiências Internacionais | - |
dc.title | Experiências Internacionais e Desafios dos Governos dos Países na Transição da Contabilidade Pública para o Regime de Competência | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Aparece nas coleções: | Revista Evidenciação Contábil & Finanças - UFPB |
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