Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro Filho, José Francisco-
dc.creatorLopes, Jorge Expedito de Gusmão-
dc.creatorPederneiras, Marcleide Maria Macedo-
dc.creatorAlmeira, Lauro Brito de-
dc.creatorRibeiro, Marco Túlio José de Barros-
dc.date2010-08-11-
dc.date.accessioned2016-12-22T14:00:22Z-
dc.date.available2016-12-22T14:00:22Z-
dc.identifierhttps://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/283-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3240-
dc.descriptionA aprendizagem é intrínseca à natureza humana e se concretiza num ciclo durante as diversas etapas da vida. Se este ciclo é interrompido ele passa a ser apenas biológico, não mais integral, biológico, social e espiritual, renunciando assim seu potencial criador. As diretrizes curriculares definidas para a formação do Contador estabelecem objetivos, que, para serem alcançados, necessitam mais do que infra-estrutura física, requer estudantes motivados. Uma das formas de motivar alunos constitui-se de estratégias de aprendizagem cooperativas ou colaborativas. Neste estudo utilizou-se o modelo MBTI para se mensurar este grau de motivação. Foram aplicados 524 questionários com estudantes de instituições públicas, privadas e confessionais nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Paraná. Os dados foram tabulados com o auxílio do SPSS e as variáveis foram analisadas utilizando o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis com nível de significância de 5%. Investigou-se tipos de personalidade que estão associados com posturas de aprendizagem cooperativa ou colaborativa, percebidos por esses estudantes, quando segregados por gênero, natureza e localização da instituição de ensino e maturidade acadêmica. Ao final chegou-se à conclusão que os extrovertidos, flexíveis bem como os fortemente extrovertidos, intuitivos e flexíveis, não valorizam as estratégias de aprendizagem cooperativa ou colaborativa, ao contrário daqueles que são introvertidos que disponibilizam suas qualidades visando o aprendizado do grupo.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherContabilidade, Gestão e Governança-
dc.relationhttps://cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/283/pdf_123-
dc.sourceContabilidade, Gestão e Governança; v. 13, n. 2 (2010)-
dc.source1984-3925-
dc.source1984-3925-
dc.titleCaracterísticas da Personalidade de Estudantes de Ciências Contábeis: Análise do Conhecimento Baseado no Modelo Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.typeAvaliado por Pares, Artigos-
Aparece nas coleções:Revista Contabilidade Gestão & Governança - UNB

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