Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3583
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Luiz Fernando Berbetz-
dc.creatorSoares, Rodrigo Oliveira-
dc.date2013-12-18-
dc.date.accessioned2016-12-23T12:33:06Z-
dc.date.available2016-12-23T12:33:06Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/91-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3583-
dc.descriptionEste estudo busca averiguar se a propensão ao superinvestimento (JENSEN, 1986), definida como a geração de altos fluxos livres de caixa em empresas com baixas oportunidades de crescimento, pode influenciar na reação do mercado a anúncios de investimentos das empresas listadas na BMF/Bovespa. Para tanto foi realizado um estudo de eventos utilizando 528 divulgações de investimentos feitos entre 2003 e 2010 por empresas brasileiras de capital aberto, coletadas na base de dados Economatica. Para testar se a propensão ao superinvestimento influiu na reação do mercado aos anúncios de investimentos, utilizou-se uma regressão múltipla visando a explicar o retorno anormal acumulado. Os principais resultados são condizentes com a ideia de que as empresas com propensão ao superinvestimento sofrem penalizações por parte do mercado ao anunciarem investimentos, em consonância com a teoria proposta por Jensen (1986). Tais resultados são úteis para gestores, podendo influenciar a decisão de investimento nas empresas, bem como para o mercado, servindo como um elemento a mais a ser considerado nas avaliações de empresas. Este estudo contribui com a literatura de finanças brasileira de duas maneiras principais: primeiramente, através do teste de um problema relacionado à Teoria de Agência no ambiente brasileiro. A segunda é referente à contribuição da propensão ao superinvestimento na explicação do mercado brasileiro a anúncios de investimentos das empresas.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/91/95-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/91/15-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/91/42-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/91/43-
dc.rightsDireitos autorais 2014 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 6, n. 3 (2013); 373-396-
dc.source1983-8611-
dc.subjectOverinvestment. Agency theory. Event study. Growth opportunities. Free cash flow.-
dc.subjectSuperinvestimento. Problema de agência. Estudo de eventos. Oportunidades de crescimento. Fluxo de caixa livre-
dc.titleReaction to investments announcements of firms with propensity to overinvest-
dc.titleREAÇÃO AOS ANÚNCIOS SOBRE INVESTIMENTOS DE EMPRESAS COM PROPENSÃO AO SUPERINVESTIMENTO-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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