Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3590
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Castro, Juliana Xavier | - |
dc.creator | Miranda, Gilberto | - |
dc.creator | Leal, Edvalda | - |
dc.date | 2016-04-30 | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-23T12:33:07Z | - |
dc.date.available | 2016-12-23T12:33:07Z | - |
dc.identifier | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/258 | - |
dc.identifier.uri | http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3590 | - |
dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo averiguar a frequência do uso de estratégias de aprendizagem, identificar a motivação para aprender e verificar a relação entre essas duas variáveis numa amostra de 480 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a Escala de Estratégias de Aprendizagem de Boruchovitch e Santos (2004) e a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Neves e Boruchovitch (2007). Para a apreciação dos resultados foi realizada a análise fatorial para agrupamento dos fatores relativos às duas escalas. Em seguida, foi aplicada a correlação linear para medir o índice de correlação entre os fatores gerados. Verificou-se que a relação entre a motivação intrínseca e o uso de estratégias de aprendizagem pelo aluno é significativa, ou seja, alunos intrinsicamente motivados estudam por vontade e prazer e, por isso, adotam procedimentos que melhoram os resultados do seu aprendizado. A relação entre a motivação extrínseca e a ausência de estratégias de aprendizagem também foi significativa, mostrando que alunos que estudam motivados por obrigações, recompensas e punições não utilizam estratégias de aprendizagem em seus estudos. Esses resultados sugerem que o uso de estratégias de aprendizagem pelos alunos é importante para o seu desempenho e é potencializado pela motivação intrínseca. | - |
dc.format | application/pdf | - |
dc.language | por | - |
dc.publisher | AnpCONT | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/258/155 | - |
dc.relation | http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/258/139 | - |
dc.rights | Direitos autorais 2016 Advances in Scientific and Applied Accounting | - |
dc.source | Advances in Scientific and Applied Accounting; v. 9, n. 1 (2016); 080-097 | - |
dc.source | 1983-8611 | - |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem. Motivação intrínseca. Motivação extrínseca. Ciências Contábeis. | - |
dc.title | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES MOTIVADOS | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | - |
dc.type | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Aparece nas coleções: | Revista ASAA |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.