Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Juliana Xavier-
dc.creatorMiranda, Gilberto-
dc.creatorLeal, Edvalda-
dc.date2016-04-30-
dc.date.accessioned2016-12-23T12:33:07Z-
dc.date.available2016-12-23T12:33:07Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/258-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3590-
dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo averiguar a frequência do uso de estratégias de aprendizagem, identificar a motivação para aprender e verificar a relação entre essas duas variáveis numa amostra de 480 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a Escala de Estratégias de Aprendizagem de Boruchovitch e Santos (2004) e a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Neves e Boruchovitch (2007). Para a apreciação dos resultados foi realizada a análise fatorial para agrupamento dos fatores relativos às duas escalas. Em seguida, foi aplicada a correlação linear para medir o índice de correlação entre os fatores gerados. Verificou-se que a relação entre a motivação intrínseca e o uso de estratégias de aprendizagem pelo aluno é significativa, ou seja, alunos intrinsicamente motivados estudam por vontade e prazer e, por isso, adotam procedimentos que melhoram os resultados do seu aprendizado. A relação entre a motivação extrínseca e a ausência de estratégias de aprendizagem também foi significativa, mostrando que alunos que estudam motivados por obrigações, recompensas e punições não utilizam estratégias de aprendizagem em seus estudos. Esses resultados sugerem que o uso de estratégias de aprendizagem pelos alunos é importante para o seu desempenho e é potencializado pela motivação intrínseca.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/258/155-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/downloadSuppFile/258/139-
dc.rightsDireitos autorais 2016 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 9, n. 1 (2016); 080-097-
dc.source1983-8611-
dc.subjectEstratégias de aprendizagem. Motivação intrínseca. Motivação extrínseca. Ciências Contábeis.-
dc.titleESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES MOTIVADOS-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista ASAA

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.