Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Marcelle Colares-
dc.creatorFerreira, Jonas-
dc.creatorOliveira, Oderlene Vieira-
dc.creatorPonte, Vera Maria Rodrigues-
dc.date2012-08-23-
dc.date.accessioned2016-12-23T12:33:08Z-
dc.date.available2016-12-23T12:33:08Z-
dc.identifierhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/68-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/3603-
dc.descriptionO presente estudo objetiva investigar, com base nos indicadores recomendados no Guia de Indicadores de Responsabilidade Corporativa em Relatórios Anuais, da ONU, as principais características da divulgação de informações sociais das 30 maiores empresas brasileiras e das 30 maiores empresas britânicas classificadas segundo o ranking The Global 2000, da revista Forbes; e as prováveis explicações para os resultados à luz da Teoria Institucional. Trata-se de estudo exploratório, compreendendo pesquisa documental e análise de relatórios anuais e sociais. A análise dos dados se deu com o emprego de técnicas como distribuição de frequência, média aritmética e testes de igualdade entre médias amostrais. No exame dos dados obtidos, percebe-se uma maior divulgação dos indicadores faturamento total bruto e pagamentos ao governo – explicada a partir do pilar regulativo da Teoria Institucional; do indicador contribuições voluntárias à sociedade civil – explicada pelo pilar cognitivo da Teoria Institucional; e do indicador novos investimentos – atribuída ao peso do grupo de stakeholders a quem se destina a informação. Aplicados os testes estatísticos, evidenciou-se uma maior divulgação social nas empresas brasileiras, em cinco dos quinze indicadores estudados. Este estudo amplia a análise comparativa da divulgação social de empresas brasileiras e companhias de países considerados avançados em RSC.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherAnpCONT-
dc.relationhttp://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/68/55-
dc.rightsDireitos autorais 2014 Advances in Scientific and Applied Accounting-
dc.sourceAdvances in Scientific and Applied Accounting; v. 5, n. 1 (2012); 2-26-
dc.source1983-8611-
dc.subjectResponsabilidade Social Corporativa. Divulgação Social. Teoria Institucional. Guia de Responsabilidade Corporativa nos Relatórios Anuais. UNCTAD-
dc.titleDISCLOSURE SOCIAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS E BRITÂNICAS À LUZ DA TEORIA INSTITUCIONAL-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
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