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Título: INFLUÊNCIA DA AUDITORIA SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESULTADOS
Palavras-chave: Auditoria; Gerenciamento de Resultados
Editora / Evento / Instituição: REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ
Descrição: RESUMO O gerenciamento de resultados tem sido alvo de pesquisas nos últimos anos com o objetivo de se verificar suas causas e consequências. Diversos organismos vêm criando normas e estruturas de governança corporativa de forma mais robusta, a fim de diminuir tal prática. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar a influência da auditoria sobre o gerenciamento de resultados. A metodologia utilizada foi descritiva, documental e quantitativa. A amostra compreendeu 106 empresas listadas no Segmento Novo Mercado da BM&FBovespa, no período de 2010 a 2012. Para a consecução da análise dos dados foram utilizadas técnicas estatísticas, como regressão linear múltipla para o cálculo dos accruals discricionários por meio do modelo KS, e correlação de Pearson, a qual possibilitou a verificação da relação entre as variáveis do estudo. Os resultados demonstraram que as empresas de auditoria Big Four possuem relação negativa com o gerenciamento para o aumento do resultado. Constatou-se, que a auditoria independente realizada por Big Four nas empresas e no período analisado inibiu o nível de gerenciamento de resultados, desde que tal prática seja para o aumento do resultado. A auditoria independente apresentou atuação mais forte para a diminuição do gerenciamento de resultados, ao se comparar com o comitê de auditoria interna. Palavras-chave: Accruals discricionários. Gerenciamento de resultados. Aspectos de auditoria.  ABSTRACT The results management has been the subject of research in recent years with the aim of studying its causes and consequences. Several bodies have been creating standards and corporate governance structures more robust in order to reduce the practice. In this context, the aim of this study was to analyze the influence of the audit on earnings management. The methodology used was descriptive, document and quantitative. The sample included 106 companies listed on Segment the BM & FBovespa, for the period 2010 to 2012. In order to achieve the data analysis were used statistical techniques such as multiple linear regression to calculate the discretionary accruals through the KS model, and correlation Pearson, which enabled the verification of the relationship between the study variables. The results showed that the Big Four audit firms have negative relationship with management to increase the result. It was found that the independent audit performed by Big Four in companies and in the period analyzed inhibited the level of earnings management, provided that this practice is to increase the result. The independent audit showed stronger action to reduce the earnings management, when compared with the internal audit committee. Keywords: Discretionary accruals. Earnings management. Auditing aspects.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4592
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/UERJ/article/view/2840
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