Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4700
Título: Métodos Participativos no Planejamento Ambiental no Contexto de Ocupações Informais: Possibilidades e Limitações
Autor(es): CAPES, DAAD
Editora / Evento / Instituição: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - UFRJ
Descrição: O presente trabalho fornece uma introdução aos conceitos teóricos de participação em planejamento ambiental e manejo de conservação da natureza. Através de um amplo estudo bibliográfico, se conseguiu resumir os principais critérios para a avaliação de processos participativos. Baseados nestes critérios se demonstra, através de um estudo de caso, quais as limitações e possibilidades de instrumentos participativos para gerenciar conflitos sócio-ambientais relacionados ao espaço urbano. Trata-se de um processo de planejamento participativo na periferia de Porto Alegre que visa a atualização do plano diretor de um bairro em cooperação com a população atingida. A avaliação deste projeto sustenta a argumentação de que processos participativos podem contribuir substancialmente para a democratização do planejamento urbano. Mas, ao mesmo tempo, ficou claro que não se pode acreditar que a participação da população seja a panacéia para a gestão urbano-ambiental.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/4700
Outros identificadores: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/455
Aparece nas coleções:Sociedade, Contabilidade e Gestão - UFRJ

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.