Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5012
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana de Souza, Fábia Jaiany-
dc.creatorde Macedo Farias, Maria das Vitórias-
dc.creatorde Oliveira Quirino, Márcio César-
dc.creatorFerreira da Cunha Vieira, Edzana Roberta-
dc.date2011-06-13-
dc.date.accessioned2020-08-13T15:39:53Z-
dc.date.available2020-08-13T15:39:53Z-
dc.identifierhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1317-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5012-
dc.descriptionO Efeito Framing afirma que postura do ser humano muda com as alterações na forma de apresentação dos problemas. Essa pesquisa consiste em verificar se o ensino de controladoria minimiza os vieses cognitivos acarretados pelo efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade. Foram utilizadas as pesquisas descritiva, bibliográfica e qualitativa. Para a coleta de dados, realizou-se a aplicação aleatória de questionários que continham 3 cenários experimentais junto a uma amostra composta por 103 estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFRN, sendo 52, do 1º e 2º períodos, e 51, do 7º e 8º períodos. Os resultados revelaram que dos 51 respondentes, que já tinham o conhecimento da disciplina de controladoria, apenas 8% tomaram a decisão errada, a qual correspondeu ao julgamento da decisão de vender no Ceará como uma alternativa de bom negócio, enquanto que os demais, 52, que não tinham esse conhecimento, corresponderam a 29%. Diante dos resultados, pode-se concluir que o ensino de controladoria minimizou a ocorrência de vieses cognitivos decorrentes do efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade da amostra pesquisada e que os gestores podem ser influenciados quando a informação é enviesada, tendo como obrigação a elaboração de informações que não levem a ocorrência desses vieses.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.formatapplication/octet-stream-
dc.languagepor-
dc.publisherPortal de Periódicos Eletrônicos da UFRN-
dc.relationhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1317/1025-
dc.relationhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1317/10075-
dc.rightsCopyright (c) 2016 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol 3 No 1 (2011): Jan./Jun.; 72-88-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Jan./Jun.; 72-88-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 3 n. 1 (2011): Jan./Jun.; 72-88-
dc.source2176-9036-
dc.source2176-9036-
dc.titleO REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

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