Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Paulo Cesar de Melo-
dc.creatorSilva, Antonio Batista-
dc.creatorNiyama, Jorge Katsumi-
dc.date2011-06-13-
dc.date.accessioned2020-08-13T15:39:54Z-
dc.date.available2020-08-13T15:39:54Z-
dc.identifierhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1320-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5015-
dc.descriptionA contabilidade tributária se destaca devido à integraçáo da contabilidade com a atividade de arrecadaçáo nos países. Com isso, a criaçáo de um currículo global para a formaçáo dos contadores tem sido objeto de estudo pela Organizaçáo das Nações Unidas (ONU), através da UNCTAD (Organizaçáo das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento), onde se busca o conhecimento técnico mínimo exigido nos currículos de graduaçáo. Nesse contexto, está inserida a importância da verificaçáo da aderência da grade curricular das disciplinas que abordam a contabilidade fiscal/tributária nos cursos de graduaçáo em ciências contábeis ministrados no Brasil ao currículo internacional de contabilidade fiscal/tributária proposto pela ONU. O trabalho tem como objetivo avaliar o grau de aderência das diretrizes curriculares através de pesquisa que abrangeu 10,58% dos 904 cursos de graduaçáo em ciências contábeis existentes no país, onde as ementas das disciplinas: contabilidade tributária/fiscal foi comparada com o conteúdo previsto no currículo internacional. Foi verificado que os cursos de graduaçáo em ciências contábeis ministrados por instituições de ensino público apresentam percentual médio de aderência de 44,3% e os ministrados por instituições privadas apresentam o percentual médio de 29,7%.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.formatapplication/octet-stream-
dc.languagepor-
dc.publisherPortal de Periódicos Eletrônicos da UFRN-
dc.relationhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1320/1028-
dc.relationhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1320/10078-
dc.rightsCopyright (c) 2016 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol 3 No 1 (2011): Jan./Jun.; 1-19-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Jan./Jun.; 1-19-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 3 n. 1 (2011): Jan./Jun.; 1-19-
dc.source2176-9036-
dc.source2176-9036-
dc.titleA ADERÊNCIA DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MINISTRADA NOS CURSOS DE GRADUAÇíO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL AO CONTEÚDO DO CURRÍCULO INTERNACIONAL PROPOSTO PELA ONU-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.