Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Yumara Lúcia-
dc.creatorde Araújo, Ricardo Henrique Miranda-
dc.date2017-01-02-
dc.date.accessioned2020-08-13T15:40:52Z-
dc.date.available2020-08-13T15:40:52Z-
dc.identifierhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/8889-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5214-
dc.descriptionThis research aimed to discuss the benefits provided by the use of conceptual maps technique in teaching-learning practice. Qualitative research of exploratory nature, supported by the results of an action research, analyzed according to the paradigms provided by the literature review. The findings point to the recognition of the usefulness of the tool in the teaching-learning process. The technique has proved useful with the intent of socializing and individualizing educational activities, developing social, communication, negotiation and leadership skills. Its inherent flexibility puts it in a position to conform to different purposes of learning and disciplines, fostering the initiative and autonomy of student.Keywords: conceptual maps, meaningful learning, teaching techniques.-
dc.descriptionEsta investigación tuvo como objetivo discutir los beneficios que ofrece la aplicación de la técnica mapas conceptuales en la práctica de enseñanza-aprendizaje. La investigación cualitativa de carácter exploratorio, se basa en los resultados de una investigación-acción, analizados de acuerdo a los paradigmas entregados por el revisión de la literatura. Los resultados apuntan al reconocimiento de la utilidad de la herramienta en el proceso de enseñanza-aprendizaje. La técnica se reveló útil para la intención de las actividades educativas de individualización y socialización, el desarrollo de habilidades sociales, comunicación, negociación y liderazgo. Su flexibilidad inherente pone en condiciones de cumplir con diferentes propósitos de aprendizaje y disciplinas, encorajando la iniciativa y autonomía de los estudiantes.Palabras clave: mapas conceptuales, aprendizaje significativo, técnicas de enseñanza.-
dc.descriptionEssa pesquisa objetivou discutir os benefícios proporcionados pelo emprego da técnica de elaboração de mapas conceituais na prática de ensino-aprendizagem. Pesquisa qualitativa de natureza exploratória, apoiou-se nos resultados de uma pesquisa-ação, analisados segundo os paradigmas entregues pela revisão de literatura. As conclusões apontam para o reconhecimento da utilidade da ferramenta no processo didático-pedagógico. A técnica revelou-se útil ao empreendimento de ações pedagógicas socializantes e individualizantes, desenvolvendo habilidades sociais, de comunicação, negociação e liderança. Sua flexibilidade inerente a coloca em posição de conformar-se a diferentes propósitos de aprendizagem e disciplinas, fomentando a iniciativa e autonomia discente.Palavras-chave: mapas conceituais, aprendizagem significativa, técnicas de ensino.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherPortal de Periódicos Eletrônicos da UFRN-
dc.relationhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/8889/7887-
dc.rightsCopyright (c) 2017 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol 9 No 1 (2017): Jan./Jun.; 117-143-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 9 Núm. 1 (2017): Jan./Jun.; 117-143-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 9 n. 1 (2017): Jan./Jun.; 117-143-
dc.source2176-9036-
dc.source2176-9036-
dc.titleAPPLICATION OF CONCEPTUAL MAPS TECHNIQUE IN ACCOUNTING DISCIPLINES WITH MANAGEMENT APPROACH-
dc.titleAPLICACIÓN DE LA TÉCNICA DE MAPAS CONCEPTUALES EN DISCIPLINAS DE CONTABILIDAD CON ENFOQUE DE GESTIÓN-
dc.titleEMPREGO DA TÉCNICA DE MAPAS CONCEITUAIS EM DISCIPLINAS DE CONTABILIDADE COM ABORDAGEM GERENCIAL-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.