Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPotrich, Rafaele-
dc.creatorSabadin, Marcilde-
dc.creatorAngonese, Rodrigo-
dc.creatorPereira, André da Silva-
dc.date2017-07-11-
dc.date.accessioned2020-08-13T15:40:53Z-
dc.date.available2020-08-13T15:40:53Z-
dc.identifierhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/9696-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5225-
dc.descriptionVoluntary disclosure of environmental information is a subject that has been growing in the management of organizations, because, according to the theory of disclosure, directly influences the perception of the company's value by the stakeholders. The objective of this research is to verify which determinants influence voluntary disclosure of environmental information from companies considered potentially polluting, listed on the BM&FBovespa in 2014, highlighting the context of sustainability. In this sense, based on previous research, were selected a set of variables that could impact the larger or smaller number of environmental disclosure. The sample reached 42 companies. The data were submitted to multiple regression analysis and Pearson correlation. The results indicate that the independent variable sustainability report confirms a positive relationship with the dependent variable disclosure of environmental information, while the others independent variables, like size, profitability, debt and sustainability not showed statistically significant in the model.-
dc.descriptionLa revelación voluntaria de información ambiental es un problema creciente en la gestión de las organizaciones, ya que, según la teoría de la divulgación, influye directamente en la percepción del valor de la empresa por los diferentes grupos de interés. El objetivo de esta investigación es determinar qué factores determinantes influyen en la revelación voluntaria de información ambiental de las empresas consideradas potencialmente contaminantes, en la BM & FBovespa en 2014, destacando el contexto de la sostenibilidad. En este sentido, según investigaciones previas, se seleccionaron un conjunto de variables que podrían afectar a la mayor o menor número de revelaciones ambientales. La muestra ascendió a 42 empresas. Los datos fueron analizados utilizando a análisis de regresión múltiple y de correlación de Pearson. Los resultados indican que la variable independiente informe de sostenibilidad confirma una relación positiva con la variable dependiente divulgación de la información ambiental, mientras que las variables independientes tamaño, la rentabilidad, la sostenibilidad y la deuda no son estadísticamente significativa en el modelo.-
dc.descriptionA divulgação voluntária de informações ambientais é tema que vem ganhando espaço na gestão das organizações, uma vez que, segundo a teoria da divulgação, influencia diretamente na percepção de valor da empresa pelas diversas partes interessadas. O objetivo desta pesquisa é verificar quais fatores determinantes influenciam a divulgação voluntária de informações ambientais das empresas consideradas potencialmente poluidoras, listadas na BM&FBovespa no ano de 2014, ressaltando o contexto da sustentabilidade. Nesse sentido, com base em pesquisas anteriores, foi selecionado um conjunto de variáveis que poderiam impactar no maior ou menor número de informações ambientais divulgadas. A amostra analisada somou 42 empresas. Os dados foram submetidos à análise de regressão múltipla e à correlação de Pearson. Os resultados indicam que a variável independente relatório de sustentabilidade confirma uma relação positiva com a variável dependente divulgação de informações ambientais, enquanto que as variáveis independentes tamanho, rentabilidade, endividamento e sustentabilidade não apresentaram significância estatística no modelo.-
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherPortal de Periódicos Eletrônicos da UFRN-
dc.relationhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/9696/8593-
dc.rightsCopyright (c) 2017 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol 9 No 2 (2017): Jul./Dez.; 41-59-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 9 Núm. 2 (2017): Jul./Dez.; 41-59-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 9 n. 2 (2017): Jul./Dez.; 41-59-
dc.source2176-9036-
dc.source2176-9036-
dc.subjectTheory of disclosure. Disclosure of environmental information. Sustainability.-
dc.subjectTeoría de la divulgación. Divulgación de información ambiental; Sostenibilidad.-
dc.subjectTeoria da divulgação. Divulgação de informações ambientais. Sustentabilidade.-
dc.titleCOMPANIES POTENTIALLY POLLUTING: DETERMINANTS AFFECTING THE VOLUNTARY DISCLOSURE OF ENVIRONMENTAL INFORMATION-
dc.titleLAS EMPRESAS POTENCIALMENTE CONTAMINANTES: DETERMINANTES QUE INFLUYEN EN LA DIVULGACIÓN VOLUNTARIA DE INFORMACIÓN AMBIENTAL-
dc.titleEMPRESAS POTENCIALMENTE POLUIDORAS: DETERMINANTES QUE INFLUENCIAM A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

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