Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorProvenzano, Márcio-
dc.creatorCherobini, Matiél-
dc.creatorPessin, Rafael Luis-
dc.creatorMachado, Débora Gomes-
dc.creatorSouza, Marcos Antônio de-
dc.date2018-06-15-
dc.date.accessioned2020-08-13T15:41:00Z-
dc.date.available2020-08-13T15:41:00Z-
dc.identifierhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/12372-
dc.identifier10.21680/2176-9036.2018v10n2ID12372-
dc.identifier.urihttp://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5265-
dc.descriptionThis study aimed to analyze the perception of Brazilian teachers and researchers regarding activity-based methods. To achieve this goal, we carried out a survey with 34 teachers and researchers of postgraduate programs in Accounting of Brazil. To analyse the results, descriptive statistics and chi-square test (χ²) were used. The internal consistency was calculated using Cronbach's Alpha, which gave it consistency. The results demonstrate that ABC was able to reduce the subjectivity and arbitrariness of the absorption method as well as improve the information for decision making. On the other hand, TDABC is not considered an evolution of the traditional ABC method, since there is no unanimous opinion as to whether the method was able to achieve some of its objectives, such as reducing complexity and decreasing the need for time and resources related to its implementation and maintenance. With regards to ABM, it can be considered a management system, of which ABC is your instrumental extension.-
dc.descriptionEste estudio buscó analizar la percepción de los docentes e investigadores brasileños en cuanto a los métodos basados ​​en actividades. Para ello, se realizó una encuesta con 34 docentes e investigadores especialistas en costos de los programas de postgrado en Ciencias Contables en Brasil. En el análisis de los resultados se utilizó la estadística descriptiva y se empleó la prueba de adherencia (χ²). La consistencia interna del instrumento de investigación fue calculada por medio del Alpha de Cronbach lo que confería consistencia al mismo. Los resultados demuestran que bajo la percepción de los docentes e investigadores el Activity Based Cost (ABC) fue capaz de reducir la subjetividad y arbitrariedad del método por absorción, así como mejorar las informaciones para la toma de decisión. Sin embargo, el Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) no se considera de forma unánime una evolución del método ABC, ya que no hay una opinión unisona si el método ha sido capaz de reducir la complejidad y disminuir la necesidad de tiempo y tiempo recursos relacionados con su implementación y mantenimiento. En cuanto al ABM, él puede ser considerado un sistema de gestión, del cual el ABC constituye una extensión instrumental.-
dc.descriptionEste estudo buscou analisar a percepção dos docentes e pesquisadores brasileiros quanto aos métodos baseados em atividades. Para tanto, foi realizada uma survey com 34 docentes e pesquisadores especialistas em custos dos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis no Brasil. Na análise dos resultados foi utilizada a estatística descritiva e empregado o teste de aderência (χ²). A consistência interna do instrumento de pesquisa foi calculada por meio do Alpha de Cronbach o que conferiu consistência ao mesmo. Os resultados demonstram que sob a percepção dos docentes e pesquisadores o Activity Based Cost (ABC) foi capaz de reduzir a subjetividade e arbitrariedade do método por absorção, bem como melhorar as informações para a tomada de decisão. No entanto, o Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) não é considerado de forma unânime uma evolução do método ABC, uma vez que não há uma opinião uníssona se o método foi capaz de reduzir a complexidade e diminuir a necessidade de tempo e recursos relacionados à sua implementação e manutenção. Quanto ao ABM, ele pode ser considerado um sistema de gestão, do qual o ABC constitui sua extensão instrumental.  -
dc.formatapplication/pdf-
dc.languagepor-
dc.publisherPortal de Periódicos Eletrônicos da UFRN-
dc.relationhttps://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/12372/9539-
dc.rightsCopyright (c) 2018 REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036-
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol 10 No 2 (2018): Jul./Dez.; 157-174-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Vol. 10 Núm. 2 (2018): Jul./Dez.; 157-174-
dc.sourceREVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036; v. 10 n. 2 (2018): Jul./Dez.; 157-174-
dc.source2176-9036-
dc.source2176-9036-
dc.source10.21680/2176-9036.2018v10n2-
dc.subjectActivity-Based Costing. Time Driven Activity-Based Costing. Activity-Based Management.-
dc.subjectActivity-Based Costing. Time Driven Activity-Based Costing. Activity-Based Management.-
dc.subject: Activity-Based Costing. Time Driven Activity-Based Costing. Activity-Based Management.-
dc.titlePROFESSOR´S PERCEPTION ANALYSIS REGARDING ACTIVITY-BASED METHODS-
dc.titleANÁLISIS DE LA PERCEPCIÓN DE LOS DOCENTES CUANTO A LOS MÉTODOS BASADOS EN ACTIVIDADES-
dc.titleANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES QUANTO AOS MÉTODOS BASEADOS EM ATIVIDADES-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article-
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

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