Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5356
Título: Case method: a report on its effectiveness and applicability in accounting teaching
Método del caso: un informe sobre su efectividad y aplicabilidad en la enseñanza de la contabilidad
Método do caso: um relato sobre sua efetividade e aplicabilidade no ensino de contabilidade
Palavras-chave: Case Method. Case for Teaching. Active Methodologies. Effectiveness. Applicability.
Método del Caso. Caso para la Enseñanza. Metodologías Activas. Efectividad. Aplicabilidad.
Método do Caso. Caso para Ensino. Metodologias Ativas. Efetividade. Aplicabilidade.
Metodologias Ativas de Ensino. Percepções. Método do Caso para Ensino.
Editora / Evento / Instituição: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Descrição: Purpose: To investigate the effectiveness and applicability of the case method to students of the master's degree in accounting of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Methodology: The study is characterized as descriptive and data collection was through a survey with open questions after the application of a case. Data treatment was performed through content analysis with the aid of ATLAS.ti® software.  Results: Regarding effectiveness, the interaction of students from discussions in small groups was highlighted, and later, in the large group, the contribution to the solving of the case with a deeper discussion. Regarding the applicability, the results demonstrate the need for using other active methodologies in case solving, and the most cited example by the students has been the role-playing method. The difficulties and limitations identified during the educational intervention were also highlighted. Among them, the limited time available for the application of this method and the difficulty of finding good cases to apply in the classroom. Contributions of the study: The study contributes to the discussions about the adoption of active methodologies, or what allows the identification of strengths and weaknesses, as well as allowing, as a consequence, suggestions for optimizing and improvement of the teaching-learning process.
Objetivo: Investigar la efectividad y aplicabilidad del método del caso a los estudiantes de la maestría en contabilidad de la Universidad Federal de Río Grande del Norte (UFRN). Metodología: El estudio se caracterizó como descriptivo y la recolección de datos se realizó mediante un cuestionario con preguntas abiertas luego de la aplicación de un caso. El tratamiento de los datos se realizó mediante análisis de contenido con la ayuda del software ATLAS.ti®. Resultados: Con respecto a la efectividad, se destacó la interacción de los estudiantes de las discusiones en grupos pequeños y, posteriormente, en el grupo grande, la contribución a la resolución del caso con una discusión más profunda. Con respecto a la aplicabilidad, los resultados demuestran la necesidad de utilizar otras metodologías activas en la resolución de casos, ya que el ejemplo más citado por los estudiantes tiene el role-play. También se destacaron las dificultades y limitaciones identificadas durante la intervención educativa, entre ellas, el tiempo limitado disponible para la aplicación de este método y la dificultad de encontrar mejores casos para aplicar en el aula. Contribuciones del estudio: El estudio contribuye a las discusiones sobre la adopción de metodologías activas, lo que permite la identificación de fortalezas y debilidades, así como las limitaciones, proporcionando así sugerencias para la mejora del proceso de enseñanza-aprendizaje.
Objetivo: Investigar a efetividade e a aplicabilidade do método do caso junto a alunos do mestrado em ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Metodologia: O estudo realizado foi caracterizado como descritivo e a coleta de dados se deu através de um questionário com perguntas abertas após a aplicação de um caso. O tratamento dos dados foi realizado através de análise de conteúdo com auxílio do software ATLAS.ti®. Resultados: No que diz respeito à efetividade, destacou-se a interação dos alunos a partir das discussões em pequenos grupos para, posteriormente, no grande grupo, ocorrer a contribuição para a resolução do caso com uma discussão mais profunda. Referente à aplicabilidade, os resultados demonstram a necessidade de utilização de outras metodologias ativas na resolução do caso, como exemplo mais citado pelos alunos, têm-se o role-play. Também foram evidenciadas as dificuldades e limitações identificadas durante a intervenção educativa, entre elas, o pouco tempo disponibilizado para a aplicação deste método e a dificuldade de se encontrar bons casos para aplicar em sala de aula. Contribuições do estudo: O estudo contribui com as discussões acerca da adoção de metodologias ativas, o que permite a identificação de pontos fortes e fracos, assim como as limitações, oportunizando, por consequência, sugestões de melhoria e aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.
URI: http://rebacc.crcrj.org.br/handle/123456789/5356
Outros identificadores: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/18723
10.21680/2176-9036.2020v12n1ID18723
Aparece nas coleções:Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - eISSN 2176-9036

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.